Topo

Acampamento em alta: busca por cabanas aumentou 81% no último ano no Brasil

O turista brasileiro quer mesmo é fugir das grandes cidades onde esteve concentrado desde 2020 e respirar o ar livre - LuckyBusiness/Getty Images/iStockphoto
O turista brasileiro quer mesmo é fugir das grandes cidades onde esteve concentrado desde 2020 e respirar o ar livre Imagem: LuckyBusiness/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

12/08/2022 11h36

Após dois anos de restrições para viajar e um longo período de isolamento social, o brasileiro quer mesmo é curtir a natureza em seu próximo destino. É o que indica uma pesquisa realizada pela plataforma Pinterest em parceria com a Cerveza Patagonia e divulgada com exclusividade a Nossa nesta sexta (12).

O interesse do viajante nacional por "cabanas de campo" aumentou 81% no último ano e confirma a tendência do "glamping" — o acampamento arrumadinho longe das barracas e, por vezes, até luxuoso — que já cresce há meses e da qual falamos em maio. O principal motivo? O turista brasileiro quer mesmo é fugir das grandes cidades onde esteve concentrado desde 2020 e respirar o ar livre, um ambiente cujas buscas dobraram desde 2021.

Ao contrário de temporadas anteriores em que as praias monopolizavam o imaginário nacional, a procura por paisagens de montanhas duplicou no último ano, enquanto paisagens com o amanhecer do sol quadruplicaram nas pesquisas dos usuários do Pinterest e barracas de acampamento tiveram um aumento de 23%.

Mesmo antes de fazer as malas, os viajantes já procuram inspirações relacionadas, diagnosticou o levantamento, o que explicaria o salto de 84% no interesse por papéis de parede com estética relacionada à natureza. O interesse por registros de viagem também cresceu massivamente:

Fogueira; acampamento; viagem - g-stockstudio/Getty Images/iStockphoto - g-stockstudio/Getty Images/iStockphoto
Imagem: g-stockstudio/Getty Images/iStockphoto

Diários de viagem e fotos em trilha dobraram nas buscas de quem planeja a jornada ou já volta para casa, provando que documentar o roteiro é uma prioridade. Cliques idílicos na natureza quadruplicaram na preferência do usuário, enquanto fotos do céu tiveram 20% de crescimento. Já aquelas feitas em uma cachoeira foram 61% mais procuradas, enquanto as de pôr do sol subiram 37%.

Para Fernanda Cerávolo, diretora de Conteúdo e Creators do Pinterest na América Latina, o interessse por assuntos de turismo cresceu nos últimos meses e aquilo que as pessoas buscam reflete a maneira como elas viajam atualmente. "Nossos usuários se planejam com antecedência, portanto temos insights únicos sobre as tendências, além de conseguir antecipar comportamentos futuros. A conexão com a natureza segue mais relevante do que nunca", acredita.

Piquenique também segue em alta

Quando se trata dos comes e bebes, aquilo que se pode beliscar ao ar livre também não sai da cabeça de quem planeja as próximas férias. Ideias de drinques com cerveja e referências de espetinhos de marshmallow duplicaram no interesse dos usuários. E, enquanto a mesa de churrasco ganhou um aumento de 31% nas buscas, a procura por churrasqueira fogo de chão foi multiplicada por sete no Brasil.

A pesquisa do Pinterest chegou a estas conclusões comparando dados de julho de 2021 e julho de 2022.