Acampamento em alta: busca por cabanas aumentou 81% no último ano no Brasil
Após dois anos de restrições para viajar e um longo período de isolamento social, o brasileiro quer mesmo é curtir a natureza em seu próximo destino. É o que indica uma pesquisa realizada pela plataforma Pinterest em parceria com a Cerveza Patagonia e divulgada com exclusividade a Nossa nesta sexta (12).
O interesse do viajante nacional por "cabanas de campo" aumentou 81% no último ano e confirma a tendência do "glamping" — o acampamento arrumadinho longe das barracas e, por vezes, até luxuoso — que já cresce há meses e da qual falamos em maio. O principal motivo? O turista brasileiro quer mesmo é fugir das grandes cidades onde esteve concentrado desde 2020 e respirar o ar livre, um ambiente cujas buscas dobraram desde 2021.
Ao contrário de temporadas anteriores em que as praias monopolizavam o imaginário nacional, a procura por paisagens de montanhas duplicou no último ano, enquanto paisagens com o amanhecer do sol quadruplicaram nas pesquisas dos usuários do Pinterest e barracas de acampamento tiveram um aumento de 23%.
Mesmo antes de fazer as malas, os viajantes já procuram inspirações relacionadas, diagnosticou o levantamento, o que explicaria o salto de 84% no interesse por papéis de parede com estética relacionada à natureza. O interesse por registros de viagem também cresceu massivamente:
Diários de viagem e fotos em trilha dobraram nas buscas de quem planeja a jornada ou já volta para casa, provando que documentar o roteiro é uma prioridade. Cliques idílicos na natureza quadruplicaram na preferência do usuário, enquanto fotos do céu tiveram 20% de crescimento. Já aquelas feitas em uma cachoeira foram 61% mais procuradas, enquanto as de pôr do sol subiram 37%.
Para Fernanda Cerávolo, diretora de Conteúdo e Creators do Pinterest na América Latina, o interessse por assuntos de turismo cresceu nos últimos meses e aquilo que as pessoas buscam reflete a maneira como elas viajam atualmente. "Nossos usuários se planejam com antecedência, portanto temos insights únicos sobre as tendências, além de conseguir antecipar comportamentos futuros. A conexão com a natureza segue mais relevante do que nunca", acredita.
Piquenique também segue em alta
Quando se trata dos comes e bebes, aquilo que se pode beliscar ao ar livre também não sai da cabeça de quem planeja as próximas férias. Ideias de drinques com cerveja e referências de espetinhos de marshmallow duplicaram no interesse dos usuários. E, enquanto a mesa de churrasco ganhou um aumento de 31% nas buscas, a procura por churrasqueira fogo de chão foi multiplicada por sete no Brasil.
A pesquisa do Pinterest chegou a estas conclusões comparando dados de julho de 2021 e julho de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.