Topo

Acampamento de luxo é tendência de viagem do momento, segundo o Google

Glamping West Stow Pods, na Inglaterra: acampamento diferentão e mais confortável está em alta - Divulgação/West Stow Pods
Glamping West Stow Pods, na Inglaterra: acampamento diferentão e mais confortável está em alta Imagem: Divulgação/West Stow Pods

De Nossa

13/05/2022 09h00

Uma tendência de viagem nascida bem no início da pandemia, em 2020, reina absoluta desde então e passa muito bem, obrigada, segundo o Google. É o 'glamping', termo em inglês que mistura 'glamour' e 'camping' e reflete a prática de acampamentos arrumadinhos, sem perrengue e até diferentões em luxuosos, dependendo do destino.

De acordo com o relatório de tendências de férias de verão no hemisfério norte, que acontece entre junho e agosto, divulgado à revista Travel and Leisure, glamping é a principal expressão buscada em 2022 na ferramenta quando o assunto é férias.

Um hit, aliás, é a busca por "glamping perto de mim", já que muita gente quer economizar nos deslocamentos e evitar surpresas em relação a fronteiras e protocolos sanitários.

Yellowstone National Park, um dos principais destinos de glamping nos EUA - LaiLa Skalsky/Unsplash - LaiLa Skalsky/Unsplash
Yellowstone National Park, um dos principais destinos de glamping nos EUA
Imagem: LaiLa Skalsky/Unsplash

Nos EUA, onde a prática parece ter ganhado mais força, o glamping é mais procurado nos estados da Flórida, Texas, Califórnia, Geórgia e Tennessee, que gozam de um clima mais quente e com menores oscilações de temperatura.

Outros destinos muito buscados são os Parques Nacionais Yellowstone, Glacier, a região do Grand Canyon e do Lago Tahoe, com belas paisagens naturais. Mas não são só os EUA que estão bombando atualmente com opções de glamping.

Glamping Mangarito, em Iporanga (SP) - Mari Campos - Mari Campos
Glamping Mangarito oferece acesso às cavernas do PETAR, em Iporanga (SP)
Imagem: Mari Campos

Por aqui, já noticiamos e indicamos glampings mais rústicos e modernos em diversos destinos:

Maldivas, onde há até a oportunidade de curtir uma massagem beira-mar; Antártica, para quem quer ver de perto pinguins-imperadores e tomar um Martini com gelo de 10 mil anos; Machu Picchu, com uma espécie de retiro intimista e espiritual no Vale Sagrado e Itália, onde sua barraca inusitada é um avião aposentado.

No Brasil, há opções espalhadas pela Amazônia; Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins; na boêmia Paraty, no Rio e nos interiores e áreas serranas de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.