Topo

Litoral do Brasil foi destino favorito de 2021; EUA e Caribe são tendências

Maragogi (AL): Cidade esteve entre destinos mais badalados pelos viajantes brasileiros no último ano - iStock
Maragogi (AL): Cidade esteve entre destinos mais badalados pelos viajantes brasileiros no último ano Imagem: iStock

De Nossa

15/01/2022 10h32

Com um cenário de incertezas em relação à abertura de fronteiras e aos — por vezes, caros — protocolos sanitários a serem seguidos para viagens internacionais, os destinos domésticos foram os grandes protagonistas do turismo de brasileiros em 2021. Mais especificamente, uma já conhecida paixão nacional: a praia.

A conclusão é de um levantamento realizado pela plataforma de viagens Hurb divulgado nesta sexta-feira (14), que concluiu que o avanço da vacinação levou viajantes saudosos ao litoral do país durante o último ano. Entre os destinos mais procurados estiveram Maceió e Maragogi, em Alagoas, e Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Os destinos nacionais mais vendidos em faturamento foram Maceió (5% do total das viagens comercializadas), seguido de Porto de Galinhas (5%), Maragogi (5%), Recife (4%), Natal (4%), Porto Seguro (3%), Beto Carrero (3%), Gramado (3%), João Pessoa (2%) e Fernando de Noronha (2%).

Ainda segundo a pesquisa, cerca de 90% dos brasileiros que viajaram partiram rumo a destinos dentro do próprio território nacional, enquanto 10% foram para o exterior.

Além disso, pode esquecer os pontos turísticos lotados, as cidades badaladas e as filas de museus e restaurantes: o ecoturismo, que permite conhecer paisagens inexploradas e ter novas experiências ao ar livre e com menos aglomeração, se consagrou na preferência do viajante.

Walt Disney World continua nos sonhos do viajante brasileiro - Divulgação - Divulgação
Walt Disney World, nas proximidades de Orlando, na Flórida, continua nos sonhos do viajante brasileiro
Imagem: Divulgação

Este desejo, aliás, influenciou até mesmo a minoria que fez uma viagem internacional. Entre os destinos mais comprados pelos turistas brasileiros estão Cancún, com 11% no total de faturamento; Orlando, com 8%; Punta Cana, 7%; Paris, 4%; Roma, 3%; Egito, 3%; Playa Del Carmen, 2%; Atenas e Santorini tiveram 2% da preferência; Pacote Toscana (que inclui Florença, Pisa, Siena e Pienza), outros 2%; e Lisboa, 2%.

Os mais procurados para 2022 e 2023

Grandes "mecas" turísticas internacionais voltam a aparecer nos planos de férias ainda para este ano ou para o próximo. No entanto, algumas cidades brasileiras seguirão firmes na preferência dos viajantes.

Entre as cinco cidades mais compradas para 2022 até o momento estão, na ordem, Orlando, Maceió, Recife, Cancún e Gramado.

Mesmo para 2023, Orlando — bem próxima aos parques da Disney — se mantém na liderança, seguida por Recife, Maceió, Punta Cana e Cancún. Não à toa, estão entre os pacotes mais procurados: entradas para os parques temáticos da Disney, traslado de ida e volta de catamarã para Isla Mujeres, em Playa Del Carmen e ingressos para show no Coco Bongo, em Cancún.