Topo

Fácil de fazer, caramelo salgado pode ser guardado e turbina doces; aprenda

De Nossa

25/07/2022 04h00

Caramelo salgado é modinha e já faz tempo. Na década de 1980, o confeiteiro francês chamado Henri Le Roux criou uma receita de caramelo com avelã e manteiga salgada que surpreendeu o público e rendeu o prêmio de melhor doce da França.

Falando assim até parece que é difícil de fazer, mas pelo contrário: fica pronto rápido e, quando armazenado devidamente, as colheradas podem ser saboreadas sem pressa em sobremesas diversas.

Neste episódio de "Cozinha Por Aí", o influenciador Pedro de Bem visita um cânion da cidade Alfredo Wagner (SC) e explica o passo a passo completo da pedida.

Funciona assim: o açúcar derrete sozinho em fogo baixo sem precisar mexer. Quando borbulha e atinge uma cor dourada, a manteiga gelada em cubos é incorporada à receita.

Na sequência, o creme de leite fresco entra para emulsificar a mistura e cozinhar por dois minutinhos, conforme mostra o vídeo do topo da matéria. A finalização é com o ingrediente que não pode faltar: o sal.

Depois que atingir a temperatura ambiente, o caramelo salgado deve ser imediatamente servido — fica ótimo com sorvete — ou armazenado.

Nesse segundo caso, vale optar por um recipiente que possa ir ao micro-ondas ou ao banho-maria. Isso porque o caramelo ficará duro na geladeira e precisará de calor para voltar à cremosidade desejada.

Clique na imagem abaixo e confira a receita completa:

Caramelo salgado

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Sirva com...

Amargo e salgadinho, esse caramelo levanta o sabor de sobremesas com graça e cremosidade. Veja abaixo algumas sugestões que se dão bem com colheradas e mais colheradas da receita:

Brownie com merengue de chocolate

Dificuldade Fácil
12 porções
90 min
Ver receita completa

Milk Shake de Chocolate

2 porções
10 min
Ver receita completa

Bolo de "Nada"

Ver receita completa

Torta de maçã americana (apple pie)

Dificuldade Médio
8 porções
80 min
Ver receita completa

Torta de banana da bisa

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Mousse de chocolate

Dificuldade Fácil
15 porções
530 min
Ver receita completa

Cozinha por aí
2ª temporada!

Cozinha Por Aí - sopa e cânio Arroio Leão - UOL - UOL
Alfredo Wagner (SC)
Imagem: UOL

Inverno é sinônimo de viagem, serra, cachoeira e natureza. E também pede receitas quentes, práticas e saborosas para dividir com a família e amigos. A série Cozinha por Aí reúne todos esses atributos. Assista toda semana um novo episódio aqui no Canal UOL e no YouTube de Nossa (e se inscreva já no canal para receber os lembretes dos novos vídeos).