Topo

Brownie com merengue de chocolate

Bruno Geraldi
Imagem: Bruno Geraldi

90 min

12 porções

Fácil

Ingredientes

  • 250 grama(s) de manteiga sem sal
  • 250 grama(s) de chocolate meio amargo ou 70% grosseiramente picado
  • 300 grama(s) de açúcar mascavo
  • 5 ovos com as claras e as gemas separadas

Merengue de chocolate

  • 4 claras de ovo
  • 225 grama(s) de açúcar refinado
  • 2 colher(es) de chá de essência de baunilha
  • 1 colher(es) de chá de amido de milho
  • 50 grama(s) de cacau em pó

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180°C. Prepare uma forma redonda de fundo removível de 20 centímetros de diâmetro. Corte dois pedaços de papel manteiga, sendo um para cobrir o fundo da forma e um para cobrir a lateral de maneira que sobre 5 centímetros de altura (o merengue vai crescer). Para grudar bem, espalhe um pouco de manteiga forma antes de colocar o papel manteiga.

Comece pelo brownie! Derreta a manteiga e o chocolate em banho maria. Para isso, encha uma panela de água até a metade e leve ao fogo. Quando começar a ferver, encaixe uma tigela sobre a panela, de forma que não encoste na água. Coloque a manteiga e o chocolate na tigela e deixa que derreta com o calor do vapor.

Acrescente o açúcar ao chocolate com manteiga e mexa até que derreta e seja totalmente incorporado. Tire a tigela do fogo e adicione as gemas. Misture bem.

Em uma outra tigela, bata as claras em neve (pode ser com a ajuda de uma batedeira, mixer ou a mão mesmo). Adicione 1/3 da clara em neve à mistura de chocolate e incorpore delicadamente (queremos preservar as bolhas de ar da clara em neve). Em seguida, adicione o restante. Misture até que obter uma mistura homogênea.

Despeje a massa na forma já preparada e leve ao forno por 40 minutos. Enquanto isso, faça o merengue!

Bata as claras em neve (pode ser com a ajuda de uma batedeira, mixer ou a mão mesmo). Assim que começarem a se formar picos suaves, comece a adicionar o açúcar aos poucos. Acrescente a essência de baunilha e assim que for incorporada, pare de bater.

Peneire o cacau e o amido de milho sobre as claras em neve. Com a ajuda de uma espátula, mexa delicadamente até obter uma mistura homogênea.

Quando estiver na hora, tire o brownie do forno e cubra-o com o merengue de chocolate. Torne a colocá-lo no forno e deixe assar por mais 25 minutos ou até que o merengue cresça e forme uma casca, mas ainda esteja levemente macio no meio.

Deixe esfriar um pouco e então desenforme. Fica delicioso quando servido morno ou mesmo bem gelado, no dia seguinte.