Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Pata amiga: cão ajuda tutora durante crises de ansiedade e viraliza; veja

Graças a Hagnar, sua tutora Mayara evoluiu muito em no tratamento psiquiátrico e psicológico - Arquivo Pessoal
Graças a Hagnar, sua tutora Mayara evoluiu muito em no tratamento psiquiátrico e psicológico Imagem: Arquivo Pessoal

Marcela Schiavon

Colaboração para o UOL, de Santo André (SP)

08/07/2022 10h24Atualizada em 08/07/2022 13h23

Mayara Correa Verçosa, 22, é adestradora e publica conteúdos de animais que instrui em suas redes sociais. Um vídeo dela com Hagnar, seu próprio cãozinho, simulando como ele responde a uma crise de ansiedade, ficou muito popular no TikTok, com 2 milhões de visualizações e mais de 380 mil curtidas.

A adestradora começou o seu tratamento psiquiátrico e terapêutico com o auxílio de seu cão e o resultado, diz ela, foi ótimo.

"Segundo minha psicóloga, eu evolui muito em pouco tempo graças a ele. Eu tenho Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e Borderline (TBP) e ele me auxilia a realizar as tarefas do dia a dia, desde as mais simples às mais complexas pra mim", diz Mayara, a Nossa.

Esse vídeo foi apenas uma simulação mostrando como um cão de serviço pode auxiliar em crises. Mayara e Hagnar estão juntos há um ano, desde que ele foi rejeitado pela ex-dona. "Nesse vídeo, estava treinando o Hagnar. Como o foco do meu Instagram e do meu TikTok era mostrar cães de serviço psiquiátricos, achei inte­ressante postar."

De acordo com estudos publicados na BMC Psychiatry, realizados Universidade de Bristol, do Reino Unido, os animais são grandes aliados ao tratamento psicológico e psiquiátrico por diferentes motivos. A tutora de Hagnar conta que estudou sobre cães de serviço e percebeu como eles poderiam auxiliar. E podem mesmo.

Fazemos o adestramento por amor. Eu o resgatei e ele está me resgatando toda vez que fico mal!

A psicóloga cognitivo comportamental Juliana Kunikata, diz que a maneira que os animais ajudam o paciente a manter uma rotina, como passear, fornecer água, comida, em momentos em que coisas corriqueiras podem se tornar difíceis e pesarosas, é muito importante.

Neste momento a obrigatoriedade de cuidar do pet, que demonstra carinho constante pelo dono, traz uma sensação de importância, por meio da sua vulnerabilidade, impossibilidade de fazer tudo por si e dependência daquele que é o 'seu dono'

Juliana também comenta que donos de pet frequentemente relatam como acreditam que seus animais são extremamente sensitivos e conseguem identificar com facilidade quando necessitam de apoio emocional. Eles se tornam mais carinhosos, ficam fisicamente mais próximos, sendo uma forte fonte de distração e companhia.

E para quem pensa que os animais podem sofrer algum tipo de trauma ajudando seus tutores, o médico veterinário Victor M. Bégio, afirma que cachorros adestrados com métodos adequados, por um profissional sério, não sofrem traumas durante seu treinamento, sendo eles ótimos animais para companhia para pessoas com distúrbios psiquiátricos.

"As sessões com cachorros (e outros pets) ajudam crianças e adultos a interagirem e demonstrarem sentimentos, porque o contato com os animais gera prazer nas pessoas, fazendo com que elas queiram pegar no colo, brincar, alimentar e acariciá-los, criando algo em comum entre eles", explica Victor.

Assim, fica mais fácil de demonstrem seus sentimentos e, se o animal tiver um ambiente adequado para viver, com exercícios regulares, alimentação correta e brincadeiras saudáveis, não haverá nenhum dano emocional a ele.

O animal tende a respeitar o espaço e criar interações mais agradáveis para aqueles que têm dificuldade de interação - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
O animal tende a respeitar o espaço e criar interações mais agradáveis para aqueles que têm dificuldade de interação
Imagem: Acervo Pessoal

A reportagem conversou com Mayara digitalmente, até porque ela relata que é extremamente difícil estar sem seu companheiro.

Como no Brasil ainda não há uma lei para cães de serviço psiquiátrico, se ela precisa sair de casa para um compromisso, não pode levar seu cão, o que torna tudo mais difícil. Por isso, ela publica esse tipo de conteúdo na internet.

Quem sabe um dia consigo conscientizar mais pessoas da importância disso. Eu não me desfaço dele por nada. Até brinco com meu marido que entre ele e o Hagnar, fico com o Hagnar.