Topo

Portugal deixa de exigir passaporte da vacina e teste de covid de viajantes

Centro histórico de Lisboa, capital de Portugal - Getty Images
Centro histórico de Lisboa, capital de Portugal Imagem: Getty Images

De Nossa

01/07/2022 17h14

Portugal colocou fim nesta quinta (30) à exigência de exames de covid-19 com resultado negativo, assim como de comprovante de vacinação, de viajantes que chegam ao país.

A medida, já publicada no Diário da República, entrou em vigor nesta sexta (1).

"A situação epidemiológica vivida em Portugal na sequência da pandemia da doença covid-19 tem-se mantido relativamente estável, resultado da elevada cobertura vacinal, da emergência de novos fármacos para a doença grave e de um maior conhecimento sobre a infecção", justifica o governo português no texto oficial.

"Também no contexto internacional, nomeadamente no quadro da União Europeia, a evolução da situação epidemiológica deixou de justificar a adoção de medidas excecionais em matéria de tráfego aéreo, aeroportos e fronteiras marítimas e fluviais", aponta ainda o documento.

Também nesta quinta, o Conselho de Ministros aprovou a redução da quarentena obrigatória para infectados pela covid-19 de sete para cinco dias, porém estendeu a situação de alerta de saúde devido à pandemia até julho em todo o país. Diante da decisão, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, ressaltou:

"As regras permanecem as mesmas com a indicação de uso de máscara nos transportes públicos e com a recomendação de utilização de máscara quando estamos em contato com pessoas mais vulneráveis, quando temos sintomas ou quando sabemos que tivemos um contato de maior risco", disse ao jornal Diário de Notícias.