Topo

Praia "escondida" em Portugal é cenário surpreendente e atraiu até ex-BBB

Gruta de Benagil, uma das belezas mais bem guardadas da região de Algarve, em Portugal - Getty Images
Gruta de Benagil, uma das belezas mais bem guardadas da região de Algarve, em Portugal
Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

30/04/2022 04h00

Localizada na região portuguesa do Algarve, a gruta de Benagil lembra um templo, com arcos rochosos por onde entra a água do mar, além de uma claraboia natural que abre caminho para o sol, que ilumina todo o ambiente com uma luz acolhedora.

A praia encapsulada na gruta parece, à primeira vista, um paraíso escondido do mundo, mas este destino lusitano vem atraindo grande quantidade de turistas.

Uma das pessoas que já esteve lá, por exemplo, é o surfista e ex-BBB Pedro Scooby, que escreveu o seguinte na legenda da imagem que postou no Instagram: "com certeza, um dos lugares mais bonitos que já fui na minha vida".

Ele teve sorte durante sua visita e contou aos seguidores que conseguiu conhecer o local quase vazio — algo raro diante da popularidade crescente do local.

Mesmo assim, uma visita a este paraíso é altamente recomendada para quem viaja pelo Algarve.

Conhecendo o destino

Gruta de Benagil, em Portugal - Andres Bartelsman - Andres Bartelsman
Gruta de Benagil, em Portugal
Imagem: Andres Bartelsman

A maneira mais fácil de ir até a gruta é a partir da praia de Benagil. Trata-se de uma faixa de areia lindíssima que pertence ao município de Lagoa e que é cercada por falésias. O local é acessível para quem está de carro e fica a aproximadamente 60 quilômetros de Faro, a capital do Algarve.

De lá, há diversos modos de chegar à gruta, que fica a cerca de 200 metros de distância e cujo interior não é acessível para quem está a pé: lancha, caiaque e stand up paddle estão entre as opções e podem ser alugados na própria praia de Benagil.

As lanchas, por exemplo, entram na gruta e também visitam outras formações rochosas que existem na região.

Já os tours com caiaque e stand up paddle permitem que os turistas desçam com calma na faixa de areia dentro da gruta e curtam a paisagem com um pouco mais de tempo.

Além disso, na área há um caminho de percurso relativamente fácil que vai até a parte superior da gruta, levando até um ponto onde os turistas podem ver a praia escondida desde o alto, através da claraboia natural.

Estrada de Benagil - Michael Martinelli - Michael Martinelli
Estrada de Benagil
Imagem: Michael Martinelli

E vale lembrar que há tours de barco que passam pela gruta de Benagil saindo de outros pontos da costa do Algarve, como Portimão e Albufeira.

A gruta pode ser visitada em qualquer época, mas, para aproveitar melhor a viagem e as praias das redondezas, tente explorá-la em períodos mais cálidos do ano.

No alto verão, porém, principalmente entre julho e agosto, toda esta área de Portugal costuma ser visitada por legiões de turistas, o que torna mais difícil (e mais caro) encontrar barcos e caiaques disponíveis.

Mais praias

Praia Da Falésia, Algarve, Portugal - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Praia Da Falésia, Algarve, Portugal
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O Algarve é um verdadeiro paraíso para quem gosta de passar as férias em belas praias.

Na região, além da praia e da gruta de Benagil, reserve vários dias para explorar orlas que deixam de queixo caído o mais experiente dos viajantes.

Praia da Marinha, Algarve, Portugal - Getty Images - Getty Images
Praia da Marinha, Algarve, Portugal
Imagem: Getty Images

Entre os destaques locais, vale visitar as praias da Arrifana (com ondas muito procuradas por surfistas), da Marinha (com vista para enormes formações rochosas alaranjadas meio do mar) e a praia da Falésia (que, como o nome explica, é coroada por uma enorme falésia).

Praia da Arrifana, Algarve - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Praia da Arrifana, Algarve
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Faro, a capital do Algarve, é servida por um importante aeroporto de recebe voos de diversas cidades de Portugal e de outros países da Europa.