Topo

Chef de cozinha da periferia de SP é destaque de honra em prêmio espanhol

Edson Leite fundou o Gastronomia Periférica há 10 anos - Bruno Santos/ Folhapress
Edson Leite fundou o Gastronomia Periférica há 10 anos Imagem: Bruno Santos/ Folhapress

De Nossa

22/06/2022 14h08

Fundador do Gastronomia Periférica, Edson Leite foi o único brasileiro a figurar na lista de 10 finalistas da oitava edição do Basque Culinary Word Prize (BCCP), prêmio criado pelo Centro Culinário Basco e pelo Governo do País Basco.

O resultado, revelado na segunda (21), faz uma menção honrosa ao trabalho do chef, que desde 2012 aposta no negócio social que capacita jovens da quebrada para trabalhar com comida e bebida e que oferece apoio psicológico para entrar no mercado.

O júri composto por doze pessoas, entre elas Manu Buffara, dona do premiado Manu, em Curitiba, aponta talentos que expandiram o seu papel e redefiniram a profissão de cozinheiro ao promover transformações na sociedade por meio do conhecimento, liderança, empreendedorismo e criatividade.

O primeiro lugar e a quantia de 100 mil euros ficaram para Fatmata Binta, de Serra Leoa. À frente da Fulani Kitchen Fondation e de um restaurante itinerante, a chef perpetua a cultura do povo Fulani ao redor da mesa e treina meninas e mulheres para processar e embalar diferentes produtos, como o fonio (grão ancestral africano considerado um superalimento).

Do Jardim São Luís para o mundo

Edson Leite - Divulgação - Divulgação
Edson Leite: menção honrosa em prêmio internacional
Imagem: Divulgação

Nascido e criado na zona sul de São Paulo, Edson se mudou para Portugal aos 23 anos de idade em busca de uma realidade diferente da que via no seu entorno.

"Minha vida toda eu acordei cedo para trabalhar e reproduzir o que era oferecido para mim todos os dias. Aceitava sem questionar. Vi coisas muito ruins acontecerem com pessoas próximas e vi o lugar onde cresci se tornar o mais perigoso do mundo nos anos 90".

Eu achava que ia morrer antes dos 30 anos de idade".

Em Lisboa, ele entrou no mundo da gastronomia ao ser contratado por um restaurante. Antes de se responsabilizar pelas penelas graças a uma funcionária que faltou no trabalho, ocupou o cargo de lavador de pratos.

A função o estimulou a ir atrás de cursos e especializações. Em 2012, de volta ao Brasil, quis passar adiante o conhecimento para os jovens da sua comunidade. Em 2021, 440 se formaram e 118 conseguiram um emprego. No total, mais de 2.000 pessoas foram beneficiadas pelo programa gratuito.

"Sabe o que eu vi, vejo e luto para continuarmos vendo todos os dias? Transformação e mudança. Esse reconhecimento é nosso. Nosso! Entenderam? Porque a favela só vencerá se todos nós vencermos juntos!".

Hoje é um dia menos ruim para nós em todas as quebradas do Brasil, em cada cozinha que tem mulheres pretas, homens periféricos, cozinheirxs e ajudantxs trabalhando, uma merendeira na escola que não deixa um dos nossos com fome, quem vende tapioca, churrasco, acarajé, milho, cuscuz na rua... Seguimos na luta diária".

Receitas do chef

Que tal colocar em prática o uso integral dos alimentos, uma das bandeiras levantadas pelo cozinheiro? Partes de um mesmo vegetal podem ser aproveitadas em diferentes receitas sem perder a variedade.

Veja seis pratos abaixo e clique nas fotos para conferir o passo a passo completo:

Salada de melancia

Dificuldade Fácil
5 porções
20 min
Ver receita completa

Salada de maracujá

Dificuldade Fácil
8 porções
Ver receita completa

Lombo suíno recheado de abacaxi

Dificuldade Fácil
10 porções
180 min
Ver receita completa

Casca louca de banana

Dificuldade Fácil
5 porções
15 min
Ver receita completa

Purê de banana

Dificuldade Fácil
8 porções
10 min
Ver receita completa

Doce de casca de melancia

Dificuldade Fácil
8 porções
15 min
Ver receita completa