Topo

Porto Alegre assa 130 kg de carne para ser Capital Mundial do Churrasco

De Nossa

06/06/2022 13h24

A cidade de Porto Alegre assou na quinta-feira (2) mais de 130 kg de carne — entre costelas, cordeiro, suínos, linguiças, cortes de parrilla e bife de chorizo — para degustação de cerca de 400 pessoas envolvidas na cadeia produtiva e convidados do setor de turismo para lançar-se a "Capital Mundial do Churrasco", informou a prefeitura da capital gaúcha.

As peças foram preparadas em fogo de chão especialmente para o projeto no Parque Harmonia por renomados assadores da cidade. Foram servidos ainda vinhos, cerveja artesanal e um drinque inspirado pelo churrasco — cujo nome ainda está aberto para votação.

O coquetel é uma mistura de cachaça, limão, bergamota e tem um toque de rapadura.

Entre as propostas que compõem o projeto estão a oficialização do mês de setembro como temporada oficial de churrasco em Porto Alegre, além da criação da Universidade do Churrasco, do Museu do Churrasco e do Festival Internacional do Churrasco, já previsto para outubro de 2022, após a realização do Acampamento Farroupilha.

O evento deverá ser conduzido pela mestre assadora Clarice Schwartzmann, curadora do projeto lançado pela prefeitura.

Orquestrado pela patrona do Acampamento Farroupilha, Liliana Cardoso, o lançamento na última semana contou com a presença e a parceria de diversos frigoríficos e marcas e é parte da programação de 250 anos do aniversário de Porto Alegre.

Entre as atrações da noite esteve a produção ao vivo de uma faca pela Associação dos Cuteleiros. Ela foi criada a partir de pregos de um antigo bonde da capital gaúcha.

"Faz parte de uma estratégia da cidade de promover aquilo que já temos aqui: instrumentos, cultura, história, tradição, a melhor carne, equipamentos e profissionais", ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, em comunicado ao público.