Topo

Máscara no avião: ainda tenho que usar? Veja regras das principais aéreas

Apesar da flexibilização em território americano, as companhias ainda adotam políticas mistas de acordo com o país de origem ou destino do voo - Getty Images
Apesar da flexibilização em território americano, as companhias ainda adotam políticas mistas de acordo com o país de origem ou destino do voo Imagem: Getty Images

De Nossa

20/04/2022 14h48

Após a liberação do uso de máscaras em determinados aeroportos e nos voos de algumas companhias aéreas no Reino Unido em março e o fim da lei federal que obriga o uso da proteção em voos nos EUA nesta segunda (18), a lista de checagem antes do embarque ficou ainda mais confusa para os viajantes.

Ambas as decisões seguem uma tendência de flexibilização de regras iniciada nos primeiros meses de 2022, quando países do hemisfério norte do globo começaram a ver quedas em suas curvas de contágio após o duro surto da variante ômicron, que foi identificada na África do Sul em novembro de 2021.

No entanto, como cada país tem seu tempo — justamente dependendo da situação epidemiológica no seu território — e suas legislações, nem todos os terminais e suas respectivas empresas aéreas estão funcionando com as mesmas regras. Confira as exigências das principais aéreas ao redor do globo:

Latam

O grupo da Latam Airlines, seja no Brasil ou no exterior, exige máscara em voos nacionais e internacionais "de acordo com as regras vigentes dos países onde opera", informou a companhia a Nossa.

Portanto, quem tem voo marcado pela companhia deve checar de antemão: se elas são cobradas em aeronaves no seu destino ou país de origem, é preciso utilizar a proteção.

Gol, Azul e Aerolíneas Argentinas

Exigem máscara em todos os voos nacionais e internacionais. A Azul ainda especifica que aceita máscaras cirúrgicas, PFF2/N95 sem válvula e proteções de tecido com camada dupla, exigidas de todos os passageiros maiores de 3 anos, exceto aqueles "no espectro autista, com deficiência intelectual, deficiência sensorial ou transtorno psicossocial".

British Airways

Desde 16 de março, passageiros dos voos da companhia só são obrigados a usar a proteção caso o seu destino ou ponto de origem seja um país que exige o uso de máscaras.

Por exemplo: passageiros de voos da BA entre EUA e Reino Unido, diante das flexibilizações, não precisarão mais do acessório. Voos domésticos, isto é, dentro do Reino Unido, também estão isentos de máscaras.

A companhia oferece uma lista de países para onde voa e qual é a regra para o uso da proteção nas viagens para estes locais.

TAP Air Portugal

Assim como as brasileiras, a companhia portuguesa exige o uso de máscaras em todos os seus voos. No entanto, apenas maiores de seis anos são obrigados a vestir a proteção.

Estão desobrigados também de obedecer à regra aqueles que possuírem uma autorização médica (MEDIF) de embarque que justifique que o passageiro não pode aderir ao acessório por razões de saúde.

A TAP recomenda máscaras cirúrgicas devido à segurança, embora não faça restrição a outros tipos. No entanto, a companhia frisa que algumas proteções podem não ser aceitas em determinados países.

tap voo avião portugal - Corbis via Getty Images - Corbis via Getty Images
Imagem: Corbis via Getty Images

Iberia

Exige também o uso de máscaras para todos os maiores de seis anos a bordo de todas as suas aeronaves. O acessório deve ser, sempre, do tipo cirúrgico ou de proteção superior (como é o caso das PFF2), sem válvula, cobrindo totalmente nariz e boca. Caso o passageiro não esteja usando a máscara corretamente, a companhia se recusa a embarcá-lo.

Assim como no caso da TAP, passageiros que, por motivos de saúde, não podem utilizar a proteção podem ser desobrigados do seu uso mediante autorização do Serviço Médico da Iberia, que deve ser contatado antes da viagem.

Além disso, para embarcar, o viajante deve apresentar ainda um PCR negativo realizado até 48 horas da saída do voo, além dos testes e da documentação exigida pelas autoridades locais de destino.

ITA Airways

A companhia italiana, assim como outras europeias, segue as legislações de seu país de origem. Portanto, até 30 de abril, é obrigatório o uso de máscaras PFF2/KN95/N95 em todos os voos da ITA, exceto para menores de seis anos.

Passageiros ainda são obrigados a trocar as máscaras a cada 7 ou 8 horas, portanto, é preciso levar reservas para voos longos. A ITA ainda não divulgou se manterá a exigência no próximo mês, quando o decreto italiano expira.

Lufthansa

A companhia exige máscaras do tipo PFF2/KN95/N95 de todos os passageiros, não importando a idade, em voos que tenham origem ou destino na Alemanha.

Apenas aqueles que apresentarem atestado médico que sinalize a impossibilidade do uso da proteção estão liberados de vesti-las durante as viagens, mas assim como no caso da Iberia, é preciso apresentar um PCR negativo realizado até 48 horas antes da decolagem.

No entanto, a Lufthansa reconhece que o regulamento de uso de máscaras a bordo de aeronaves varia atualmente de acordo com cada país e pede aos passageiros que entrem em contato com a sua Central de Atendimento para esclarecer se a proteção será necessária para outras origens ou destinos, como é o caso dos EUA.

Air France

Em todos os voos da companhia francesa, passageiros acima de seis anos devem utilizar máscaras sem válvulas do tipo PFF1, PFF2, PFF3 ou cirúrgicas. Apesar de não exigir, a empresa ainda recomenda a troca da máscara a cada quatro horas.

A Air France ainda informa que viajantes que, por razões de saúde, não podem usar máscaras devem apresentar um atestado médico assinado e carimbado pelo profissional de saúde.

Caso a origem ou o destino do voo seja os EUA, é preciso apresentar um certificado específico, assinado e carimbado pelo médico, ou uma receita médica assinada pelo profissional que ateste a inabilidade do passageiro de usar a proteção com segurança.

Embarque da Air France no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris - Chesnot/	Getty Images - Chesnot/	Getty Images
Embarque da Air France no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris
Imagem: Chesnot/ Getty Images

KLM

Apesar de ser parte do mesmo grupo da Air France, a aérea holandesa é mais flexível em relação às proteções: apenas maiores de 10 anos são obrigados a utilizá-las em todos os voos da companhia, mas são aceitas também, além das sem válvulva PFF2 e cirúrgica, máscaras de tecido com, no mínimo, duas camadas.

Elas devem ser trocadas a cada três horas ainda de acordo com a KLM, que orienta passageiros a se informarem de antemão em relação as exigências em seus destinos ou países de origem.

American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines

Por determinação da juíza federal Kathryn Kimball Mizelle na segunda-feira (18), passageiros não são mais obrigados a usar máscaras a bordo de voos ou nos aeroportos nos Estados Unidos.

A liberação foi imediatamente acatada pelas três maiores companhias aéreas americanas, que informaram à CNN Business que as máscaras continuam sendo uma opção para os viajantes, mas não são mais obrigatórias em seus voos.

Todas frisaram que passageiros internacionais ainda podem ser obrigados a utilizar a proteção de acordo com as regras do país de origem ou destino. No caso de viagens entre Brasil e EUA, o acessório continua exigido por determinação da Anac e da Anvisa.

Emirates

Máscaras de tecido ou cirúrgicas são exigidas em todos os voos da companhia, que ainda frisa que para destinos como Alemanha, Áustria e França, apenas as proteções médicas são aceitas devido às legislações locais.

Passageiros que não podem utilizar o acessório por razões médicas devem entrar em contato com a companhia ao menos 48 horas antes do voo para solicitar a isenção.

Além disso, é necessário apresentar um atestado médico no check-in com nome completo do viajante, conforme está no passaporte, data de nacimento, razão pela qual o passageiro não pode usar a máscara, nome e assinatura do profissional, carimbo e número da licença médica, além de data de expedição.

Qatar Airways

Todos os maiores de seis anos são obrigados a usar máscaras em voos da companhia, que ainda oferece um kit com a proteção cirúrgica, luvas e álcool em gel a todos os passageiros.

Estão isentos de usar a proteção aqueles que apresentarem documentação médica que comprove inabilidade de utilizar o acessório, apenas. Desde 19 de fevereiro, a Qantas ainda eliminou a cobrança de face shields a bordo de suas aeronaves. Ela ressalta, no entanto, que países como a Itália exigem tipos específicos de máscaras como a PFF2, portanto é melhor se informar antes de voar.

No início da pandemia, a tripulação da Qatar Airways chegou a usar traje especial de proteção em voos - Divulgação/Qatar Airways - Divulgação/Qatar Airways
No início da pandemia, a tripulação da Qatar Airways chegou a usar traje especial de proteção em voos
Imagem: Divulgação/Qatar Airways

Japan Airlines

A empresa pede máscaras a bordo de todos os seus voos, exceto para crianças. No entanto, a Japan Airlines faz a ressalva que, se o uso da proteção for difícil para o passageiro, é possível usar um face shield com a autorização da tripulação ou de um agente do aeroporto, que deve atestar o desconforto do viajante.

É considerado desconforto a dificuldade em respirar, dor nas costas ou no peito devido à respiração, dor, inchaço ou lesões de pele e sinais de estresse psicológico, como ansiedade ou pânico.

No entanto, estas medidas de flexibilização só poderão ser adotadas em países de origem ou destino de voos internacionais cujas legislações permitam a mudança.

Air China

Máscaras são obrigatórias em todos os voos da companhia, domésticos ou internacionais. A Air China recomenda ainda proteções sem válvula do tipo PFF2/N95 aos seus passageiros e oferece álcool em gel no embarque.

Air New Zealand

Exige máscara em todos os voos domésticos e internacionais. A companhia neozelandesa ainda recomenda que os passageiros levem proteções extras para trocá-las durantes voos longos e oferece o acessório a bordo das aeronaves.

Qantas

A proteção é obrigatória para todos os passageiros maiores de 12 anos de voos domésticos ou internacionais. Crianças e viajantes que, por razões de saúde, não podem utilizar a máscara, estão isentos da exigência. No entanto, neste último caso, é necessário apresentar um atestado médico assinado no check-in.