Topo

Passageiro dá soco em comissária que pediu que ele usasse máscara nos EUA

O homem que agrediu a comissária, já detido em Denver, em imagem feita por outra passageira do mesmo voo da American Airlines - Reprodução/Twitter Mackenzie Rose
O homem que agrediu a comissária, já detido em Denver, em imagem feita por outra passageira do mesmo voo da American Airlines Imagem: Reprodução/Twitter Mackenzie Rose

De Nossa

29/10/2021 11h53

Um passageiro do voo 976 da American Airlines que iria de Nova York a Santa Ana, na Califórnia, na quarta-feira (27) agrediu uma comissária de bordo após ela pedir a ele que cumprisse o protocolo federal de viagens nos EUA e usasse máscara contra a covid-19.

Mackenzie Rose, passageira do mesmo voo, relatou à emissora de tevê CBS de Los Angeles que o homem desferiu dois socos contra a funcionária da companhia após ela solicitar o uso do equipamento de proteção. "Eu a vi passar pelo corredor. Ela tinha sangue espalhado por fora da máscara dela".

Um segundo passageiro, que se identificou à CBS apenas como Jack, afirmou que havia um médico a bordo que ofereceu os primeiros socorros à comissária em seguida ao incidente.

Ela sofreu fraturas no nariz e em outras regiões do rosto, informou ainda Paul Hartshorn Jr., membro da Associação de Comissários de Bordo Profissionais do país.

Após a agressão, o voo foi desviado para Denver e tanto o passageiro quanto a comissária desembarcaram. Ela foi encaminhada para um hospital, enquanto o homem foi detido pela polícia.

O caso agora segue sob investigação do FBI (Federal Bureau of Investigation). Doug Parker, presidente da American Arlines, repudiou o ataque em mensagem gravada ao público e anunciou que o agressor está banido de voar pela companhia para o resto da vida.

Segundo ele, a empresa tem oferecido suporte à comissária agredida, mas não se dará por satisfeita apenas com a medida disciplinar interna. "Estamos em contato com as agências federais e fazendo todo o possível para que ele seja processado de acordo com toda a extensão da lei".

Em agosto, a F.A.A. (Federal Aviation Administration — órgão federal responsável pela aviação civil no país) anunciou que, até aquele momento, havia punido 34 passageiros acusados de agredir comissários de bordo em 2021 com multas que totalizavam US$ 530 mil, cerca de R$ 3 milhões em cotação de hoje.

A agência informou ainda ao The New York Times que os números de incidentes violentos em voos cresceram durante a pandemia devido ao mau comportamento de passageiros. Até agosto, a F.A.A. já havia recebido mais de 3.800 denúncias. Destas, 2.867 eram de viajantes que se recusaram a usar máscaras de proteção contra a covid-19, embora elas sejam obrigatórias segundo mandado federal.