Topo

Fim do limo no banheiro: saiba a melhor forma de limpar e evitar sujeiras

Saiba como fazer a limpeza do limo corretamente e evitar que o fungo apareça no banheiro da sua casa - Getty Images
Saiba como fazer a limpeza do limo corretamente e evitar que o fungo apareça no banheiro da sua casa Imagem: Getty Images

De Nossa

25/03/2022 09h15

Comum próximo ao box e nos rejuntes do banheiro, o limo pode ser um problema na hora de limpar, quando não se tem produtos químicos específicos para essa tarefa.

"O limo só aparece em locais com baixa ventilação e alta umidade, por isso, o banheiro é o grande vilão da casa, além de ser um ambiente com grande quantidade de detritos", comenta João Pedro Lúcio, técnico de Operações da Maria Brasileira, em bate-papo com Nossa.

E não se trata apenas de uma questão estética. Por causar um aspecto sujo e desagradável, o limo pode prejudicar a saúde das pessoas, já que é formado por fungos que se alimentam dessa umidade.

Como evitar o aparecimento?

Para manter o banheiro livre do limo, o primeiro passo é sempre deixar portas e vidros abertos para o ar circular no ambiente. Mas a melhor maneira de manter o banheiro livre do limo é realizar uma limpeza periódica, no mínimo uma vez por semana.

Qual o truque para retirar a sujeira?

É possível fazer uma boa higienização do banheiro e eliminar o limo com produtos simples, que muitas vezes temos em casa: água e água sanitária.

Para a limpeza correta, basta preparar uma solução: 10 ml de água sanitária para 400 ml de água, dilui-la e aplicá-la com um borrifador diretamente nas superfícies contaminadas, higienizando o local com uma escova de nylon.

Nas regiões com umidade mais alta, que possuem maior tendência de formação de limo e mofo, o ideal é borrifar essa mistura nas paredes e azulejos sujas uma vez por semana, lembrando que a prevenção é sempre a melhor forma de evitar muito trabalho.