Topo

Como usar bicarbonato de sódio na limpeza da casa

O ingrediente migra da cozinha para a área de serviço - Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto
O ingrediente migra da cozinha para a área de serviço Imagem: Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

19/03/2021 10h04

Usado em receitas culinárias para auxiliar no crescimento e na textura de massas, o bicarbonato de sódio também é um ajudante e tanto na limpeza.

Seja misturado a outro produto ou usado sozinho, o composto químico que já está na sua despensa é capaz de remover manchas, gordura, mofo e até odor indesejado.

Confira as dicas do João Pedro Lúcio, técnico químico da rede de cuidados residenciais e corporativos, Maria Brasileira, e aprenda como aproveitar o ingrediente a seu favor:

Tapete com manchas: bicarbonato e álcool resolvem - Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto - Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto
Tapete com manchas: bicarbonato e álcool resolvem
Imagem: Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto
  1. Manchas do carpete: misture o bicarbonato de sódio com álcool e esfregue na área onde está a mancha. Depois, basta enxaguar com água.
  2. Utensílios em aço inox: junte água e um pouco de bicarbonato de sódio e esfregue-os com uma esponja não abrasiva para limpar e tirar as manchas.
  3. Odores da geladeira: adicione bicarbonato de sódio até metade de um pote pequeno e coloque dentro da geladeira. Ele deve permanecer aberto, tomando o cuidado para não o derrubar. Tem a duração de 3 meses;
  4. Gordura do ralo: utilize uma mistura de meia xícara de chá de bicarbonato de sódio com uma xícara de vinagre. Quando formar uma espuma, enxágue com água morna;
  5. Mofo de superfícies: junte um pouco de bicarbonato e água e molhe a esponja. Verifique a espessura da superfície, quanto maior a espessura você pode colocar um pouco mais de bicarbonato para realizar a limpeza.