Topo

Box do banheiro sempre limpo: veja a melhor forma de remover sujeiras

Saiba como deixar o box do seu banheiro sempre limpo, uma solução para te ajudar nessa manutenção e outras dicas - Getty Images
Saiba como deixar o box do seu banheiro sempre limpo, uma solução para te ajudar nessa manutenção e outras dicas Imagem: Getty Images

De Nossa

11/03/2022 10h04

Acredite, a limpeza do box não é uma tarefa difícil. Basta ser feita com regularidade — uma vez que deixar acumular sujeira sempre torna o trabalho mais demorado e exige mais esforço.

Segundo o João Pedro Lúcio, técnico de Operações da Maria Brasileira, o primeiro passo é molhar o box. Depois, com a ajuda de uma esponja, aplicar sabão líquido neutro e esfregar toda a superfície.

"Como o nosso corpo libera uma espécie de gordura durante o banho, esse produto é muito eficiente para esse tipo de limpeza, além de não ser abrasivo", explica.

Feito isso, enxague bem e seque com um pano de microfibra para evitar as manchas provenientes do calcário, que é um sal natural contido na formulação da água: "É devido a esse sal que aparecem as manchas brancas no box, por isso a necessidade de secar bem o box", comenta João;

Para dar um toque final na limpeza, já existem no mercado hidro repelentes, que promovem uma proteção que não deixam formar essas manchas e, consequentemente, quando a água bate no vidro, ela escorre.

Limpo todo dia

Para manter a limpeza, após o banho diário, jogue água no box com o auxílio do chuveirinho. Isso fará com que a gordura corporal e os resíduos de sabonete, shampoo e condicionador não permaneçam no box.

"Outra sugestão é manter um mop para vidro no box para que, ao finalizar o banho, você passe pela superfície, mantendo-a menos úmida e, consequentemente, limpa por mais tempo", aconselha.

Existe uma solução "milagrosa"?

Corpo libera uma espécie de gordura durante o banho que contribui para a sujeira do box - Getty Images - Getty Images
Corpo libera uma espécie de gordura durante o banho que contribui para a sujeira do box
Imagem: Getty Images

O especialista conta que o detergente neutro, por si só, já faz uma boa limpeza do box — pela capacidade dele de retirar gordura. No entanto, se a pessoa quiser "potencializar", pode usar uma misturinha de bicarbonato, detergente e limão.

Ingredientes

  • 100 ml de água
  • 01 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 03 colheres (sopa) de detergente neutro
  • Suco de 01 limão

Aplicação

Aplique com uma esponja no box. Deixe descansar por 10 minutos. Enxague e seque com um mop ou um pano de microfibra.

O que deve ser evitado?

O banheiro é o ambiente onde há mais germes e bactérias. Por isso, é muito importante separar os utensílios usados para limpá-lo. Eles jamais devem ser usados na limpeza dos outros cômodos da casa.

Existe uma maneira de deixá-lo sempre brilhando?

Divide a limpeza do seu banheiro em três etapas: diária, semanal e mensal - Getty Images - Getty Images
Divide a limpeza do seu banheiro em três etapas: diária, semanal e mensal
Imagem: Getty Images

A manutenção da limpeza é sempre a melhor solução para deixar o banheiro brilhando. Para isso, ela pode ser feita em três etapas:

  • Limpeza diária :consiste em retirar o lixo, varrer o chão e passar um pano umedecido com desinfetante na pia e no vaso sanitário. Não é preciso usar água em abundância;
  • Limpeza semanal: Esse é o momento de realizar uma limpeza mais profunda, usando e abusando de esponjas, sabão e agentes desinfetantes. Além das tarefas mencionadas na limpeza diária, inclui a lavagem do piso, azulejo e box;
  • Limpeza mensal: Além das limpezas mencionadas nas faxinas diária e semanal, esta inclui teto, janela, armários, luminárias, ralos, ou seja, todo o ambiente.