Topo

Turquia inaugura mais longa ponte suspensa do mundo que liga Europa e Ásia

Ponte 1915 Canakkale, na Turquia - Xia Zhenhan/Sichuan Road and Bridge Construction Group/Handout via Xinhua
Ponte 1915 Canakkale, na Turquia Imagem: Xia Zhenhan/Sichuan Road and Bridge Construction Group/Handout via Xinhua

De Nossa

21/03/2022 16h01

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, inaugurou na sexta-feira (18) a mais longa ponte suspensa do mundo. Com 2.023 metros de comprimento no seu vão entre as duas torres, a 1915 Canakkale é uma homenagem aos 100 anos da república turca, que se completam em 2023.

No total, levando em conta inclusive os viadutos de acesso a ela, a ponte tem 4,6 quilômetros de extensão. Até então, veículos que tentavam cruzar Dardanelles encaravam uma viagem de balsa de uma hora, embora a espera em filas pudesse ser ainda maior: de até cinco horas. A jornada deve levar agora seis minutos e custar um pedágio de 200 liras turcas ou R$ 67, segundo a agência Reuters.

A nova obra conecta os continentes europeu e asiático e custou aos cofres turcos um investimento de 2,5 bilhões de euros, cerca de R$ 13,7 bilhões pagos a empresas nacionais e sul-coreanas, que ergueram a megaconstrução desde 2017 com cerca de 5 mil trabalhadores envolvidos.

Ponte 1915 Canakkale, na Turquia - Xia Zhenhan/Sichuan Road and Bridge Construction Group/Handout via Xinhua - Xia Zhenhan/Sichuan Road and Bridge Construction Group/Handout via Xinhua
Ponte 1915 Canakkale, na Turquia
Imagem: Xia Zhenhan/Sichuan Road and Bridge Construction Group/Handout via Xinhua

A nova 1915 Canakkale não é apenas longa, no entanto. Suas torres alcançam impressionantes 318 metros de altura, pouco menos do que o arranha-céu Burj Al Arab, em Dubai, de 321 metros, ou que a Torre Eiffel parisiense, que atualmente alcança 330 metros.

Esta é a quarta ponte a ligar os dois continentes na Turquia — as outras três estão em Istambul. Erdogan é conhecido por promover grandes obras.

"Estes projetos continuarão a render dividendos para o Estado por muitos anos. São construções que têm um enorme papel em colocar nosso país a frente em investimentos, força de trabalho e exportações", disse o presidente durante a inauguração, que também comemorou a vitória otomana contra as forças britânicas e francesas em 1915, durante a Primeira Guerra, em Dardanelles.