Topo

Portugal inaugura a maior ponte suspensa para pedestres do mundo; veja

516 Arouca, maior ponte suspensa para pedestres do mundo - Divulgação/516 Arouca
516 Arouca, maior ponte suspensa para pedestres do mundo Imagem: Divulgação/516 Arouca

Colaboração para o Nossa, em São Paulo

09/10/2020 20h48

A maior ponte suspensa para pedestres do mundo será inaugurada neste mês de outubro, em Portugal. Com 516 metros de comprimento, a ponte fica na cidade de Arouca, uma hora da cidade de Porto.

O nome da obra foi dado em homenagem à cidade em que está localizada e à sua extensão. A 516 Arouca vai ligar a Cascata das Aguieiras à Garganta do Paiva, no Geopark Arouca, integrante do grupo Geoparques da UNESCO.

A ponte que corre 176 metros acima do Rio Paiva é sustentada por cabos de aço e duas enormes torres em V. As grades são rígidas e o piso construído com 127 módulos de quatro metros de comprimento.

Desenhada pelo Itecons, estúdio português de arquitetura, a 516 Arouca demorou três anos para ser construída e foi finalizada em julho de 2020.

"Esta ponte visa atingir o interesse de diferentes tipos de pessoas: amantes da engenharia, da natureza e pessoas que gostam de experiências extremas", afirmou o município de Arouca em nota oficial.

516 Arouca tirou o título de ponte suspensa para pedestres mais longa da ponte Charles Kuonen, na Suíça, que se estende por 500 metros e foi inaugurada em 2017.