Topo

Trem de luxo de 100 anos tem roteiro para explorar o deserto australiano

O centenário The Ghan cruza uma das paisagens mais icônicas e bonitas da Austrália - Divulgação
O centenário The Ghan cruza uma das paisagens mais icônicas e bonitas da Austrália Imagem: Divulgação

De Nossa

19/03/2022 11h29

Após um dos períodos de fronteiras fechadas mais longos do mundo, a Austrália voltou a receber turistas no último mês e agora vê a retomada de uma de suas joias turísticas: The Ghan, o trem de luxo de quase 100 anos que realiza um roteiro icônico através das paisagens de seu "Outback", com suas terras e colinas avermelhadas como o famoso meio de transporte.

Com 44 carros, The Ghan tem quase 1,6 km de comprimento. Na prática, ele é tão longo que seu último vagão só chega na estação cerca de 15 minutos depois do primeiro.

Histórico, ele realiza desde 1929 o percurso entre Darwin, na costa nortenha do país, e Adelaide, no extremo sul. A jornada de quase 3 mil km leva 54 horas de viagem, pouco mais de dois dias inteiros.

The Ghan - Divugação - Divugação
Acomodações "Platinum" do The Ghan
Imagem: Divugação

The Ghan oferece dois tipos de experiências: Ouro e Platinum. Na primeira categoria, viajantes dormem em uma cabine e têm acesso a um lounge compartilhado. Já segunda oferece jantares e mobílias luxuosas em suítes espaçosas com atendimento personalizado.

The Ghan, Austrália - Divugação - Divugação
A estação-restaurante oferece jantares animados aos viajantes
Imagem: Divugação

No entanto, passar todo o percurso dentro do trem seria desperdiçar paisagens e oportunidades igualmente ricas, como o jantar sob as estrelas oferecido na histórica estação Telegraph, em Alice Springs.

As paisagens avermelhadas percorridas pelo The Ghan, na Austrália - Divugação - Divugação
As paisagens avermelhadas percorridas pelo The Ghan, na Austrália
Imagem: Divugação

Além disso, é possível conhecer pontos importantes do país como o monolito Uluru, Coober Pedy, uma mina subterrânea de opala, ou Nitmiluk Gorge, uma ancestral terra indígena.

The Ghan em uma de suas paradas - Divugação - Divugação
The Ghan em uma de suas paradas
Imagem: Divugação

A viagem entre Darwin e Adelaide custa a partir de 2.165 dólares australianos, cerca de R$ 7.983. Reservas de experiências e agendamento da viagem estão disponíveis no site.