Topo

Casa de camping permanente une natureza e conforto no interior da Austrália

Permanent Camping, como o projeto foi nomeado, fica localizado em Glenroy, na Austrália - Penny Clay
Permanent Camping, como o projeto foi nomeado, fica localizado em Glenroy, na Austrália
Imagem: Penny Clay

Gustavo Frank

De Nossa

19/03/2021 09h52

Procurando por um lugar para se afastar de tudo e todos? Uma possível recomendação é o Permanent Camping, localizado no subúrbio de Glenroy, na Austrália.

Criada pelo estúdio de arquitetura Casey Brown Architecture, a história desse local começou há quase 30 anos com um menino, um cavalo e algumas ovelhas perdidas. Jason McDonald estava no início da adolescência e ajudava seu pai a buscar por ovelhas perdidas na propriedade da família perto de Hargraves, a 60 quilômetros de Mudgee.

Sua busca levou ele e seu cavalo por cima da cerca de um vizinho e em um mato remoto: "Eu pulei uma cerca de limite caída, andei por arbustos acidentados e de repente estava em uma clareira com vistas incríveis. Isso deixou uma impressão duradoura em mim", lembra ele.

A visão foi tão duradoura que, décadas depois, Jason convenceu seus vizinhos a venderem parte do terreno no topo da colina, com suas vistas espetaculares do rio Macquarie, e começou a construir um camping com cabanas.

Casa nasceu de uma aventura de Jason, atual proprietário do local, nas terras próximas da sua casa - Divulgação - Divulgação
Casa nasceu de uma aventura de Jason, atual proprietário do local, nas terras próximas da sua casa
Imagem: Divulgação

A estrutura hoje, criada em parceria com arquitetos, fica situada na borda de uma cordilheira cercada por grandes pedras de granito e antigas árvores mortas, a torre tem vistas panorâmicas de centenas de quilômetros até o horizonte.

A estrutura é uma torre revestida de cobre de dois andares; as laterais se abrem no nível do solo para fornecer amplas varandas para as elevações norte, leste e oeste.

Paredes de cobre se abrem e fecham para preservar a estrutura da cabana - Penny Clay - Penny Clay
Paredes de cobre se abrem e fecham para preservar a estrutura da cabana
Imagem: Penny Clay

Ao sul, um tanque de água e guinchos estão localizados para operar as coberturas móveis das varandas. Quando não estão em uso, esses telhados fecham-se para envolver completamente o interior de madeira e vidro, protegendo-o dos elementos, em particular de incêndios florestais.

Internamente, a estrutura é lindamente trabalhada com casca de ferro reciclada, proporcionando um loft para dormir e uma pequena cozinha com um fogão de combustão lenta a lenha.

Devido à natureza isolada do local de construção, o edifício foi totalmente pré-fabricado pelo construtor Jeffery Broadfield em Sydney, em seguida, transportado para o local e erguido.

Permanent Camping - Penny Clay - Penny Clay
Permanent Camping
Imagem: Penny Clay

A cabana pode ser sua

Interior do Permanent Camping - Penny Clay - Penny Clay
Interior do Permanent Camping
Imagem: Penny Clay

Reiterando: pelo menos por alguns dias. Em pesquisa feita por Nossa, o Permanent Camping está listado como um dos imóveis para locação no Airbnb.

Na sua próxima viagem à Austrália, o aluguel pode ser feito diretamente com Jason pelo preço de AU$ 370 a diária, aproximadamente R$ 1,6 mil, na conversão atual.

A cabana pode acomodar até duas pessoas com uma cama de casal no segundo andar. Ou seja, se levar um acompanhante cada um pode desembolsar R$ 800 com café da manhã na mesa.

Casa possui dois andares; o quarto, com uma cama de casal, fica no segundo deles - Penny Clay - Penny Clay
Casa possui dois andares; o quarto, com uma cama de casal, fica no segundo deles
Imagem: Penny Clay

Para chegar até lá, a aventura é um pacote incluso. A casa de camping permanente fica localizada bem no meio da mata, então para finalmente poder desfrutar do local é preciso atravessar 7 km de trilha — que pode ser feita tanto a pé como por meio de um carro de safari, já incluso no valor da diária. Ambas as escolhas contam com a companhia de um guia para evitar problemas.

A paisagem, por fim, conta com a sua imersão na natureza. Pássaros, lagartos, ovelhas e até mesmo cangurus estão pela região. No entanto, vale reforçar que toda a estrutura prioriza a segurança do hóspede.

Vista do Permanent Camping - Divulgação - Divulgação
Vista do Permanent Camping
Imagem: Divulgação