Topo
OPINIÃO

Divórcio turbulento de Kim Kardashian e Kanye West virou guerra de grifes

Com ascensão de Julia Fox como nome fashionista, separação entre empresária e o rapper tem code dress: Balenciaga e a Schiaparelli - Theo Wargo/WireImage
Com ascensão de Julia Fox como nome fashionista, separação entre empresária e o rapper tem code dress: Balenciaga e a Schiaparelli Imagem: Theo Wargo/WireImage

Gustavo Frank

De Nossa

11/02/2022 04h00

Kim Kardashian e Kanye West anunciaram a separação em 2021. Enquanto casal, eles se transformaram em uma das duplas mais fashionistas entre as celebridades — uma vez que a empresária é uma das queridinhas das maiores grifes do mundo e o rapper sempre se aventurou no mundo criativo da moda, como com a sua própria marca, a Yeezy.

Em meio às brigas midiáticas, o fim do relacionamento ganha uma nova narrativa nas últimas semanas. Dessa vez, a partir da moda, com a ascensão de Julia Fox, nova namorada de Ye — nome com o qual Kanye West se apresenta atualmente.

Julia Fox e Kanye West durante a Paris Fashion Week; evento marcou a primeira aparição dos dois como casal - Getty Images - Getty Images
Julia Fox e Kanye West durante a Paris Fashion Week; evento marcou a primeira aparição dos dois como casal
Imagem: Getty Images

Mas o que a moda tem a ver com o divórcio?

Basta uma pesquisa rápida no Google com os três nomes envolvidos para que os resultados da pesquisa mostrem diversos artigos jornalísticos — sejam eles de fofoca ou não — acompanhados de nomes de grandes casas de moda europeias.

Desde que Kanye e Julia apareceram juntos pela primeira vez na Paris Fashion Week, a atriz se tornou uma vitrine para que as marcas divulguem seu trabalho. Não à toa, seu nome é o 5º mais procurado na plataforma de busca, de acordo com o "Google Trends", e as grifes descolam uma carona em todo o seu engajamento.

A exemplo disso, a francesa Schiaparelli parece experimentar a fórmula de sucesso da Balenciaga. Esta última comandada por Demna Gvsalia, alavancou seu nome em 2021 ao imergir no mundo das celebridades e do entretenimento, com direito a aparição de Homer Simpson em um dos seus desfiles.

Daniel Roseberry, diretor criativo da Schiaparelli, que vem vestindo grandes nomes de Hollywood com armaduras corporais, contou em entrevista à "W Magazine" ter emprestado uma de suas calças jeans para Julia Fox para o look combinado com Kanye West na Semana de Moda de Paris.

Embora não seja uma criação propriamente da Schiaparelli, a peça da Carhartt, à venda por US$ 50 na Amazon, esgotou poucas horas após ser utilizada pela atriz. O que, convenhamos, é um ótimo termômetro para medir o impacto da atriz no mundo da moda.

Além da calça, Julia Fox usava brincos dourados e jaqueta com busto de cones da Schiaparelli.

Julia Fox e Kanye West no backstage do desfile da Kenzo, em janeiro de 2022 - Reprodução - Reprodução
Julia Fox e Kanye West no backstage do desfile da Kenzo, em janeiro de 2022
Imagem: Reprodução

Já para assistir ao desfile de alta-costura da Schiaparelli, Julia e Kanye apareceram mais uma vez combinando o look. Em vez do jeans, a aposta foi no couro preto.

Fox optou por outra criação, em forma de sutiã cônico da casa de moda francesa, usando um minivestido de couro com zíper frontal, leggings de couro e botas Schiaparelli com bicos trompe l'oeil.

Julia Fox e Kanye West no desfile de alta-costura da Schiaparelli na Paris Fashion Week - Getty Images - Getty Images
Julia Fox e Kanye West no desfile de alta-costura da Schiaparelli na Paris Fashion Week
Imagem: Getty Images

Em contrapartida, a Balenciaga continua a investir em Kim Kardashian como a sua grande estrela. A influenciadora, inclusive, é o rosto da nova campanha da grife espanhola.

A parceria valiosa entre Kim e a Balenciaga, já fidelizada, foi o elemento principal para o sucesso da grife em 2021. O visual de "dementador" do MET Gala que o diga.

Kim Kardashian em campanha para a nova coleção da Balenciaga - Divulgação - Divulgação
Kim Kardashian em campanha para a nova coleção da Balenciaga
Imagem: Divulgação

Dessa forma, a Schiaparelli e a Balenciaga parecem estar tomando lados em relação ao divórcio entre Kim e Kanye. Vale lembrar que, enquanto amigo íntimo de Kim e Kanye, Demna Gvsalia levou a Balenciaga ao 2º lugar das grifes mais quentes de 2021 — ficando atrás apenas da Gucci.

Já a Schiaparelli com Daniel Roseberry, por sua vez, nem sequer aparece no top 20 do ranking divulgado pela Lyst Index, plataforma de moda que elabora pesquisas sobre as marcas mais poderosas da moda em todo o mundo.

Como conclusão, a chegada de Julia Fox aos holofotes pode ser uma estratégia, mesmo que não intencional, para que a Schiaparelli comece a ganhar destaque e ainda mais relevância no mundo da moda — de forma a bater de frente com a Balenciaga.

O diretor criativo da Schiaparelli, Daniel Roseberry, ao lado da atriz Julia Fox - Richie Shazam/Vogue - Richie Shazam/Vogue
O diretor criativo da Schiaparelli, Daniel Roseberry, ao lado da atriz Julia Fox
Imagem: Richie Shazam/Vogue

Em tempos de Instagram, é imprescindível que as marcas apareçam nos feeds da rede social. De preferência, vestindo grandes nomes entre as celebridades.

Enquanto a Balenciaga já sabe muito bem como navegar nesse universo, mesmo com um perfil low-profile, a Schiaparelli dá passos mais ambiciosos no mundo da cultura pop.