Topo

Sete companhias retiram cruzeiros de portos russos e ucranianos

Grandes embarcações de algumas das principais companhias de cruzeiros não farão mais paradas em São Petersburgo (foto) - David_Bokuchava/Getty Images
Grandes embarcações de algumas das principais companhias de cruzeiros não farão mais paradas em São Petersburgo (foto) Imagem: David_Bokuchava/Getty Images

De Nossa

02/03/2022 15h26

As companhias de cruzeiros Norwegian Cruise Line, Regent Seven Seas Cruises, Oceania Cruises, Viking Cruises e Atlas Ocean Voyages anunciaram que removeram portos da Rússia e, em alguns casos, da Ucrânia de seus itinerários devido ao conflito na região. As informações são da revista Travel and Leisure.

Elas se juntam a MSC Cruzeiros que também suspendeu as escalas em São Petersburgo de seu roteiro pelo Mar Báltico.

"Devido à escalada da situação entre Rússia e Ucrânia, tomamos a decisão de modificar o curso de sua próxima viagem e removemos São Petersburgo do itinerário. Estamos atualmente trabalhando para confirmar um itinerário revisado e ofereceremos atualizações assim que tivermos mais informação", justificou a Regent Seven Seas Cruises em carta a passageiros obtida pela Travel and Leisure na sexta (25).

A companhia ainda teria retirado as Ilhas Solovetski, Arkhangelsk e Murmansk, na Rússia, além de Odessa, na Ucrânia, de seus itinerários, segundo o jornal USA Today.

Porta-vozes da Norwegian Cruise Line e da Oceania Cruise, que assim como a Regent Seven Seas também pertencem à norueguesa empresa-mãe Norwegian Cruise Line Holding, também confirmaram à Travel and Leisure sua saída de águas russas.

"A segurança de nossos passageiros, tripulantes e das comunidades que visitamos é nossa principal prioridade", alegou o porta-voz da Norwegian à publicação.

De acordo com a agência de notícias Reuters, cerca de 50 embarcações das três companhias estavam programadas para atracarem em São Petersburgo entre junho e setembro de 2022.

A britânica Cunard Line informou nesta segunda (28) que fará suas alterações de roteiro, citando também as preocupações com a segurança na região. No entanto, não foram divulgadas ainda quais cidades serão retiradas dos mapas das embarcações e os eventuais portos que devem tomar seus lugares.

Também a empresa americana Atlas Ocean Voyages, que navega sob bandeira portuguesa, trocou São Petersburgo por paradas em Kotka e Mariehamn, na Finlândia, além de Saaremaa, na Estônia.

"Com as turbulências no Leste Europeu, tivemos que ajustar nossas viagens e substituímos nossas escalas na Rússia por igualmente empolgantes e encantadores destinos na Finlândia e na Estônia. Viajantes aproveitarão estes destinos únicos e raramente visitados com excursões imersivas na costa", comunicou o presidente da companhia, Alberto Aliberti, à Travel and Leisure.

Já a Viking Cruises removeu todas as partidas de 2022 de seu cruzeiro partindo de Kiev, passando pelo Mar Negro e chegando a Bucareste, na Romênia, do calendário da companhia.