Topo

Grécia reabre suas fronteiras para viajantes brasileiros; veja regras

Menores de 5 anos estão desobrigados de cumprir os protocolos para viajar para a Grécia (foto) - iStockphotos/Getty Images
Menores de 5 anos estão desobrigados de cumprir os protocolos para viajar para a Grécia (foto) Imagem: iStockphotos/Getty Images

De Nossa

08/02/2022 14h08

A Grécia reabriu nesta segunda-feira (7) suas fronteiras para viajantes de países de fora da sua lista de permissões (que consistia, em sua maioria, em nações da União Europeia), entre eles, turistas do Brasil.

A partir de agora, todos os visitantes de 5 anos ou mais devem apresentar um certificado emitido por autoridade nacional em que conste: vacinação completa ou prova de recuperação da covid-19 (há pelo menos um mês e menos de três meses do primeiro resultado positivo).

No caso dos comprovantes de vacinação, é válido aquele fornecido pela plataforma ConecteSUS, pois se encaixa nos requisitos estabelecidos pelas autoridades sanitárias gregas:

O documento — em grego, inglês, alemão, francês, espanhol ou russo — deve conter número de doses, datas de imunização (sendo que a última dose deve ter sido recebida há pelo menos 14 dias e há menos de 270 dias no caso da segunda dose — não há data de validade para quem recebeu o reforço); nome da vacina e nome completo do viajante.

Atenção: O nome do portador do certificado de vacinação deve constar da mesma forma que no passaporte para ser aceito.

Acrópole, Grécia - Getty Images - Getty Images
Acrópole, Grécia
Imagem: Getty Images

São aceitas na Grécia as vacinas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Janssen, Novavax, Sinovac (CoronaVac), Sputnik, CanSino, Covaxin e Sinopharm.

Todos os viajantes de fora da UE devem também apresentar um exame com resultado negativo para a covid-19, em inglês e com nome completo do passageiro conforme o passaporte. O teste deve também ter sido realizado em laboratório público ou privado, mas de referência no país, ou seja, com certificação das autoridades nacionais brasileiras.

Caso seja do tipo PCR, o exame precisa ter sido colhido em até 72 horas antes do embarque. Já o teste de antígeno pode ter sido realizado no máximo até 24 horas antes.

Turistas também devem preencher este formulário antes de entrar no país, com informações pessoais do viajante, e estão sujeitos a uma possível testagem aleatória ao desembarcar. Caso seja selecionado, o passageiro é obrigado a realizar o exame.

Se testar positivo, deve cumprir quarentena de cinco dias, sendo que a data de diagnóstico é contada como dia zero. O período só poderá ser cumprido no hotel em que a reserva foi realizada caso a acomodação seja de quatro ou cinco estrelas. Caso contrário, o viajante será encaminhado para uma hospedagem específica para quarentena pelas autoridades.