Topo

Aeroporto de Londres teve em 2021 o menor número de passageiros desde 1972

Desembarque internacional no aeroporto de Heathrow, em Londres: um dos principais pontos de entrada na Europa sofreu o pior baque de circulação dos últimos 50 anos graças à pandemia - Getty Images
Desembarque internacional no aeroporto de Heathrow, em Londres: um dos principais pontos de entrada na Europa sofreu o pior baque de circulação dos últimos 50 anos graças à pandemia Imagem: Getty Images

De Nossa

13/01/2022 09h38

O aeroporto de Heathrow, em Londres, sofreu uma baixa histórica em 2021: seu menor número de passageiros desde 1972, com apenas 19,4 milhões de viajantes passando por seus terminais durante o último ano, contra os 18,3 milhões que voaram por ali há 50 anos.

Apesar do total bastante abaixo de suas médias, Heathrow recebeu 3,1 milhões de visitantes em dezembro, um número mais robusto do que os 1,1 milhões que viajaram por lá em 2020, de acordo com o jornal britânico The Telegraph.

No entanto, cerca de 600 mil cancelamentos impactaram as operações de fim de ano devido às novas restrições de viagens impostas para conter a variante ômicron desde a última semana de novembro.

2020 viu um movimento mais intenso nas salas de embarque do principal aeroporto do Reino Unido em relação a 2021 graças aos três primeiros meses do ano, em que a pandemia ainda não havia atingido de maneira expressiva o continente europeu.

Já em 2019, antes do SARS-CoV-2 atingir o mundo, quase 81 milhões de viajantes haviam cruzado os portões do Heathrow. O diretor do aeroporto, John Holland-Kaye, estima que a aviação ainda vai levar alguns anos para retomar seu ritmo diante dos prejuízos causados pela pandemia de covid-19.

"Há atualmente restrições de viagens em vigor, como a testagem obrigatória, em todas as rotas do Heathrow. A indústria só vai se recuperar quando todas elas forem eliminadas e não houver mais risco de que voltem a ser impostas em curto prazo, uma situação que provavelmente ainda está a anos de distância", opinou à publicação.

A Autoridade de Aviação Civil britânica ainda estipulou um aumento de 37 centavos de libra, cerca de R$ 2,82, nas taxas de desembarque no aeroporto de Londres a partir do primeiro semestre deste ano, uma medida que a própria administração vem contestando na Justiça por acreditar que desestimula a circulação de passageiros no local.

As taxas aeroportuárias em Heathrow atualmente são de 30,19 libras por passageiro, cerca de R$ 230.