Topo

Mulher de 75 anos viaja mais de 3.500 km com um só passe gratuito de ônibus

Penny Ibbott percorreu pouco mais de 3.540 km ao longo da costa do Reino Unido - Reprodução/Twitter
Penny Ibbott percorreu pouco mais de 3.540 km ao longo da costa do Reino Unido Imagem: Reprodução/Twitter

De Nossa

28/12/2021 04h00

A britânica Penny Ibbott, de 75 anos, percorreu pouco mais de 3.540 km ao longo da costa do país com um só passe gratuito de ônibus. A aventura, que durou cinco semanas e cinco dias, tinha um propósito nobre: angariar doações para o St. Wilfrid Hospice, casa de saúde que cuidou de seu marido Geoff, durante o fim de sua vida. Ele faleceu em decorrência de um câncer em 2016 aos 81 anos.

Inicialmente, a avó de quatro netos partiu em março de 2020 para o seu percurso, mas sua viagem foi afetada pela pandemia. Quando o primeiro-ministro Boris Johnson decretou o lockdown no Reino Unido, ela teve de retornar para casa com apenas dez dias de viagem.

Penny, no entanto, não desistiu e embarcou novamente em setembro de 2021, com a ajuda do filho Robin e da empresa de transporte Stagecoach South, que a auxiliaram a planejar as paradas da viagem.

"Conheci muitas pessoas interessantes e gentis. Mas frequentemente era como um exercício administrativo, porque quando eu estava no ônibus, estava sempre fazendo algo: reservando minha próxima hospedagem, respondendo e-mails, entrando em contato com a imprensa local, descobrindo minha rota para o dia ou documentando minha jornada", explicou ao jornal "The Mirror".

Penny Ibbott no ponto de ônibus no início de sua viagem - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Penny Ibbott com amigos e familiares na despedida no ponto de ônibus no início de sua viagem
Imagem: Reprodução/Twitter

A rotina de Penny incluiu cerca de oito horas diárias de viagem e um pernoite diário em pequenas pousadas a cada parada. Ela diz que usou seu passe livre de aposentada durante quase toda a viagem, mas chegou a pagar algumas poucas vezes pela passagem após cruzar a fronteira para a Escócia, onde o bilhete de ônibus inglês não é válido.

"Meu trecho favorito do caminho foi definitivamente entre Minehead e Lynmouth em Devon porque a paisagem era de tirar o fôlego", se derreteu ao relembrar a passagem pelo sudoeste da Inglaterra.

Após embarcar em cerca de 120 ônibus, Penny voltou para casa em 16 de outubro e foi recebida com festa pela família após levantar 2.500 libras para a instituição, isto é, cerca de R$ 18,8 mil.