PUBLICIDADE
Topo

Maior bairro impresso em 3D do mundo será construído nos Estados Unidos

Cerca de 100 casas térreas vão compor o projeto que será executado no estado americano do Texas - Divulgação
Cerca de 100 casas térreas vão compor o projeto que será executado no estado americano do Texas Imagem: Divulgação

De Nossa

15/11/2021 17h36

O estado do Texas, nos EUA, abrigará o maior bairro do mundo impresso em 3D, anunciaram a construtora Lennar, a empresa de impressão Icon e o escritório de arquitetura dinamarquês Bjarke Ingels Group.

As obras das cem casas ainda não têm data para começar, mas serão iniciadas ainda em 2022. Só a impressão das partes deve levar até 100 semanas ou quase 2 anos, segundo estimativas da Icon ao The New York Post.

Cada casa de até 279 metros quadrados deve ser produzida pelas impressoras robóticas Vulcan, de 14 metros de largura, em uma semana.

Unidades menores podem, por isso, ser produzidas mais rápido, ao longo de dias. Após o processo de impressão, caberá ao time da construtora a instalação de janelas, portas, acabamentos e dos telhados, que deverão receber painéis de energia solar.

O bairro de casas impressas em 3D no Texas (2) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As empresas não divulgaram os custos do projeto, mas a Icon teria recebido um investimento da Lennar de US$ 207 milhões, cerca R$ 1,12 bilhões em cotação de hoje, segundo o Post.

O bairro de casas impressas em 3D no Texas (3) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O processo de construção 3D promete ser mais econômico e rápido do que as obras convencionais em alvenaria ou pré-fabricadas em madeira. Os Estados Unidos têm uma carência de 5 milhões de casas no mercado, para abrigar pessoas em situação de rua, afirmou o CEO da Icon, Jason Ballard, à publicação.