Topo

Tour das padocas: 25 endereços para visitar nas cinco zonas de São Paulo

Roteiro por São Paulo com direito a pão francês e outros clássicos de padaria - Keiny Andrade/UOL
Roteiro por São Paulo com direito a pão francês e outros clássicos de padaria
Imagem: Keiny Andrade/UOL

De Nossa

14/11/2021 04h00

São Paulo tem cerca de 5.200 padarias espalhadas pelas cinco zonas da cidade. Juntas, elas fermentam e assam mais de 18 milhões de pães franceses por dia, que vão na chapa, recebem manteiga ou entram direto no saco pardo para viagem.

Cada paulistano sabe dizer qual a sua padoca do coração, o tipo de pãozinho que prefere, o seu pedido favorito e, às vezes, até o nome do chapeiro ou do dono. Para os apaixonados pelas padarias irem além daquelas que já conhecem, reunimos 25 endereços abaixo.

Os 25 nomes escolhidos correspondem às finalistas do prêmio Padocaria SP, cujo processo de seleção se deu por sistema de votação aberta ao público e de um júri de especialistas. O resultado final do concurso promovido por Nossa foi revelado na última terça (9).

Confira a lista abaixo e monte o seu tour do pão.

  • Zona Leste

Navegue pelo mapa para ver a localização da Cepam, eleita e melhor de São Paulo e da Zona Leste, e das outras quatro padocas mais votadas na região.

Cepam

Padocaria SP - Cepam - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Pão na chapa premiado e douradinho
Imagem: Keiny Andrade/UOL
Padocaria SP - Cepam - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Variedade de doces tem o clássico sonho
Imagem: Keiny Andrade/UOL

Considerada a Melhor Padaria de São Paulo e a Melhor da Zona Leste, a Cepam é tão grande que lembra até um supermercado. São 550 funcionários e 3 mil clientes por dia, número que costuma dobrar aos sábados, domingos e feriados.

No salão de 2.100 metros quadrados, o público se serve do bufê de café da manhã, almoço e jantar e pede algum item do cardápio. Extenso, o menu lista de tudo: sanduíches, porções, pizzas, temakis e pratos que vão de um simples PF (prato feito) a receitas com bacalhau.

A variedade se repete nas gôndolas e vitrines: há 11.200 produtos à venda, o que inclui todos os clássicos de padaria e uma gigantesca oferta de pães.

Endereço: Rua Ibitirama, 1409, Vila Prudente

Casa Nápoles

Na padaria bonitona do Anália Franco, os clientes tomam café e almoçam com pedidas do bufê ou à la carte. À noite, dá para desfrutar da carta de vinhos e da mesa de frios e antepastos.

Endereço: Rua Acuruí, 572, Jardim Anália Franco

Monte Líbano

Com mais de 50 anos de tradição, a padoca passou por uma reforma recente no visual. No menu, além dos itens clássicos de padaria, chama a atenção a ampla seleção de pães, que inclui beirutes.

Endereço: Avenida Paes de Barros, 1283, Mooca

Requinte Pães e Doces

A coxinha de frango com catupiry e o sonho com recheio duplo — doce de leite mais creme — são queridinhos do lugar, que oferece bufê de café da manhã aos fins de semana.

Endereço: Avenida Amador Bueno da Veiga, 1312, Penha

Confeitaria Vera Cruz

A padaria que está há quase 100 anos no Tatuapé serve os clientes no balcão. Quem procura uma refeição com sustância pode ir direto para a área de restaurante, cujo cardápio apresenta de pizza a comida japonesa.

Endereço: Avenida Celso Garcia, 3784, Tatuapé

  • Zona Sul

Navegue pelo mapa para ver a localização da Fiorella e da Ceci, premiadas na Zona Sul, e das outras três padocas mais votadas na região.

Fiorella Padaria

Fiorella: destaque na Zona Sul - Keiny Andrade/UO - Keiny Andrade/UO
Fiorella: destaque na Zona Sul
Imagem: Keiny Andrade/UO

Aberta em 1979, a Melhor Padaria da Zona Sul pelo Padocaria SP teve novidades nos últimos anos: triplicou de tamanho e abriu filial na Vila Mariana (Rua Rodrigo Vieira, 99).

As mesas atendem principalmente aos interessados pelo serviço de bufê. Nos intervalos entre as refeições, as atenções voltam-se para os itens tradicionais de padaria.

Para atender ao gosto da clientela, cada fornada solta pão francês em dois tons: clarinhos e moreninhos. Na ala da confeitaria, os hits do momento são os doces com glaçagem, com acabamento espelhado.

Endereço: Rua Santa Cruz, 2164, Vila Gumercindo

Panificadora Ceci

Queijo quente na Ceci: equipe de chapeiros considerada a melhor da cidade - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Queijo quente na Ceci: equipe de chapeiros considerada a melhor da cidade
Imagem: Keiny Andrade/UOL

A padoca fundada em 1964 brilhou na contagem de votos do Padocaria SP em três categorias: cafés, frios e chapa.

Os cafés são preparados a partir do blend de grãos 100% arábica desenvolvido pela Café do Centro, marca responsável por treinar a equipe. Já o serviço de frios chega a impressionantes 215 opções de queijos e embutidos.

Entre os quitutes para comer na hora, os preparos feitos pela equipe de chapeiros chamam a atenção. Os atendentes fazem pães na chapa orquestrados conforme o gosto do cliente: mais tostadinho, prensado, com saída de requeijão e por aí vai...

Endereço: Avenida Afonso Mariano Fagundes, 1350, Planalto Paulista

Colonial Padaria

A padaria, grande e de esquina, foi inaugurada por portugueses em 1984 e passou por reforma em 2009. Lá, o público encontra sugestões de lanche, pratos e também porções para a happy hour.

Endereço: Rua Conde de Porto Alegre, 1095, Campo Belo

Padaria Leiriense

O espaço amplo recebe quem quer resolver a fome com rapidez das 5 da manhã às 23 horas. Aqueles que têm tempo para uma refeição caprichada encontram sugestões como salmão, bacalhau e parmegiana.

Endereço: Avenida Padre Antônio José dos Santos, 1716, Brooklin

Padaria Orquídea Ouro

Pães, sanduíches, pratos, porções e hambúrgueres fazem parte do menu da casa, que conta com sugestões extras em datas especiais.

Endereço: Avenida Mascote, 480-554, Vila Mascote

  • Centro

Navegue pelo mapa para ver a localização da Galeria dos Pães, premiada no Centro, e das outras quatro padocas mais votadas na região.

Galeria dos Pães

Galeria dos Pães: sandubas madrugada adentro  - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Galeria dos Pães: sandubas madrugada adentro
Imagem: Keiny Andrade/UOL

Parece lenda, mas não é: eleita a Melhor Padaria do Centro, a Galeria dos Pães não tem portas. Aberta 24 horas desde a sua inauguração, em 1999, essa padoca dos Jardins é a precursora do conceito de "superpadaria", pensado para contra-atacar os supermercados.

Nos fins de semana, até 8 mil fregueses podem passar pela catraca. Outras tendências, como a do sanduíche de metro e o bufê de sopa, também nasceram por ali e ajudaram a consolidar a fama do lugar.

Além de mais de 200 tipos de pão e uma vitrine de doces de dar água na boca, a loja de 800 metros quadrados vende itens de hortifruti, ingredientes importados, queijos e embutidos das mais diferentes procedências. Na adega, há 1.500 rótulos disponíveis.

Endereço: Rua Estados Unidos, 1645, Jardim América

Padaria Bella Paulista

É refúgio de quem levanta cedo ou fica acordado desde madrugada já que funciona 24 horas. Mesmo cheia de cadeiras para sentar, fica lotada de gente interessada nos pães, nos salgados, nos sandubas e nas pizzas.

Endereço: Rua Haddock Lobo, 354, Cerqueira César

Fabrique Pão e Café

Fabrique foi exaltada por celebridades - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Fabrique foi exaltada por celebridades
Imagem: Keiny Andrade/UOL

Novata, foi aberta em 2017 e logo conquistou a clientela da cidade por unir conveniência à qualidade. Os pães de fermentação natural foram lembrados com carinho por famosos que contaram a Nossa quais são suas padocas queridinhas.

Endereço: Rua Itacolomi, 612, Higienópolis

Padaria e Confeitaria Palmeiras

Com mais de 100 anos de tradição, ocupa uma esquina da Santa Cecília. Serve salgados, pizzas e sanduíches, todos com grande quantidade de opções para variar o pedido.

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 268, Santa Cecília

Santa Efigênia Pães

A história começou em 1956 com sr. Mário, português que desistiu de voltar para a sua terra natal. De lá para cá, os filhos assumiram o negócio, profissionalizaram a produção e inauguraram outros dois endereços no centro.

Endereço: Rua Santa Ifigênia, 57, centro

  • Zona Oeste

Navegue pelo mapa para ver a localização da Merci, premiada na Zona Oeste, e das outras quatro padocas mais votadas na região.

Padaria Merci

Merci faz sucesso na Zona Oeste com pedidas como pão na chapa com requeijão - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Merci faz sucesso na Zona Oeste com pedidas como pão na chapa com requeijão
Imagem: Keiny Andrade/UOL

Apesar do nome, das referências no ambiente e dos muitos doces que remetem à França, a Melhor Padaria da Zona Oeste é comandada por uma família de origem portuguesa, que soma décadas de experiência no ramo de panificação.

O balcão logo na entrada atrai os olhares e vive rodeado de gente. De um lado ficam os doces de acabamento delicado, como os coloridos macarrons, éclairs e minitortinhas; do outro estão os pães: tem francês simples e integral, multigrãos, ciabatta, italiano, de queijo, croissant...

Para acompanhar o lanche, a clientela tem à disposição patês, frios fatiados finamente e a carne louca quentinha no réchaud. O atendimento gentil é um dos trunfos do lugar.

Endereço: Rua Tito, 492, Vila Romana

Padaria Estrela do Butantã

Na esquina onde está instalada desde 1964, os clientes se dividem entre as banquetas no balcão e as mesas com vista para a rua. As comidinhas ficam no bufê ou são preparadas na hora.

Endereço: Avenida Vital Brasil, 534, Butantã

Padaria Fazenda dos Pães

Movimentada e querida pelos moradores do Morumbi, a padoca que vai fazer 35 anos abastece diariamente a estufa de salgados e tem ampla seleção de frios.

Endereço: Rua Três Irmãos, 579, Morumbi

La Plaza Pães e Doces

À vista para quem passa a pé ou de carro pela Avenida Sumaré, a padaria compridinha costuma estar com as mesas lotadas. A equipe dá conta de preparar bufês de refeições e fazer na hora receitas na chapa.

Endereço: Praça Irmãos Karmam, 40, Perdizes

Nova Charmosa Casa de Pães

Desde 1976, a padaria de raízes portuguesas recebe o público de Perdizes em dois andares. Embaixo está a vitrine de doces, a prateleira de pães, o serviço de frios e os chapeiros. Em cima, há mesas para acomodar quem se serve do bufê de almoço.

Endereço: Rua Doutor Homem de Melo, 626, Perdizes

  • Zona Norte

Navegue pelo mapa para ver a localização da Estado Luso, premiada na Zona Norte, e das outras quatro padocas mais votadas na região.

Estado Luso Pães e Doces

Pãozinho mais querido da cidade está na Estado Luso - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Pãozinho mais querido da cidade está na Estado Luso
Imagem: Keiny Andrade/UOL

A Estado Luso, inaugurada em 1965, foi premiada duas vezes. É a Melhor da Zona Norte e um dos motivos está no Pãozinho. Três padeiros se revezam ao longo de 24 horas para que a massa do melhor da cidade nunca seja congelada.

De casquinha crocante e dourada, o pão francês é feito com água, sal, fermento e um blend de três farinhas e assado no forno a lenha, aceso ininterruptamente.

A oferta de pães e doces cheios de predicados inclui ainda a rosca de berinjela com provolone e o pangocciole, com chocolate. Na confeitaria, receitas típicas de padaria, como sonho, carolina e tortinha de morango, dividem espaço com musses de tigela.

Endereço: Av. Águas de São Pedro, 298, Vila Pauliceia

Arizona Pães

Aberta em 1982, a padaria de estilo tradicional faz parte de um grupo com outras três casas paulistanas. Além dos serviços de sempre, oferece delivery de pizza à noite.

Endereço: Avenida Nova Cantareira, 3254, Tucuruvi

Panificadora Líder

A oferta de bolos simboliza a variedade do endereço: tem simples, recheado, tipo "naked", vulcão, no pote e de tabuleiro. Coxinha, pão na chapa, pão de queijo e pizza estão garantidos entre os itens salgados.

Endereço: Rua Paulo de Avelar, 916, Vila Ede

Nova Cigana Pães e Doces

Mistura de padaria, restaurante, lanchonete, pizzaria, bar, confeitaria e conveniência. É assim que se define a padoca inaugurada na Zona Norte há mais de 30 anos.

Endereço: Avenida Elísio Teixeira Leite, 559, Freguesia do Ó

Confeitaria Paris

Como revela o nome, as receitas açúcaradas são a especialidade da padaria. Tem bolo, croissant, waffle, cupcake, bomba, bombons e doces no pote. Entre os salgados, chama a atenção pluralidade de sanduíches de metro.

Endereço: Rua Vaz Muniz, 776, Jardim França