Topo

Tailândia anuncia reabertura para turistas; etapas começam em outubro

Maya Bay, em Krabi, Tailândia: País voltará a receber turistas em etapas e reabertura total só deve acontecer em 2022 - Wiphop Sathawirawong/Getty Images/iStockphoto
Maya Bay, em Krabi, Tailândia: País voltará a receber turistas em etapas e reabertura total só deve acontecer em 2022 Imagem: Wiphop Sathawirawong/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

30/09/2021 16h29

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) anunciou que o país reabrirá suas fronteiras para turistas após meses de incertezas para a circulação de residentes e visitantes entre as ilhas. O plano de reabertura, que consistirá em quatro partes, foi definido na reunião do Centro de Administração da Situação da covid-19 (CCSA) na segunda-feira (27).

A primeira etapa, chamada de "Fase Piloto", irá de 1º a 31 de outubro e incluirá a continuidade do programa Sand Box, que permite a turistas a entrada em resorts selecionados.

Visitantes poderão retornar a ilhas que já haviam sido abertas e novamente colocadas em quarentena, mas voltavam desde julho a receber turistas aos poucos, como é o caso de Phuket, Koh Pha-ngan, Phang-Nga, Koh Tao, a liberação do trajeto de Surat Thani a Koh Samui, além de Krabi. Esta última província, aliás, terá novas áreas reabertas como Khlong Muang e Thap Khaek.

A partir de 1º de novembro se inicia, efetivamente, a primeira fase. Dez destinos turísticos abrirão suas fronteiras neste mês: todas as áreas de Bangcoc, Krabi e Phang-Nga, áreas designadas de Buri Ram (Mueang), Chiang Mai (Mueang, Mae Rim, Mae Taeng e Doi Tao), Chon Buri (Pattaya, Bang Lamung, Na Jomtien e Sattahip), Loei (Chiang Khan), Phetchaburi (Cha-Am), Prachuap Khiri Khan (Hua Hin), e Ranong (Koh Phayam).

A segunda fase irá de 1º a 31º de dezembro e contará com a liberação de outras 20 províncias que, segundo o critério do governo local, são pontos culturais ou de áreas nas fronteiras importantes do país. São elas: Ayutthaya, Chiang Rai, Khon Kaen, Lamphun, Mae Hong Son, Nakhon Ratchasima, Nakhon Si Thammarat, Narathiwat, Nong Khai, Pathum Thani, Phatthalung, Phetchabun, Phrae, Rayong, Samut Prakan, Songkhla, Sukhothai, Trang, Trat e Yala.

Na terceira fase, a partir de 1º de janeiro de 2022, 13 províncias nas fronteiras tailandesas abrirão: Bueng Kan, Chanthaburi, Kanchanaburi, Mukdahan, Nakhon Phanom, Nan, Ratchaburi, Sa Kaeo, Satun, Surin, Tak, Ubon Ratchathani, e Udon Thani. No entanto, a TAT alertou que novas informações podem ser incluídas a qualquer momento com base na situação da pandemia no território.

Planeja visitar a Tailândia em breve?

Brasileiros interessados em visitar a Tailândia antes da reabertura total devem estar atentos às alterações constantes do programa Sand Box. Atualmente, o Brasil não está na lista de países aprovados pelo CCSA, o que significa que cidadãos daqui devem cumprir um período mínimo de 21 dias em algum país da relação antes de solicitar um certificado de entrada (COE) que deve ser aprovado pelas autoridades tailandesas.

É preciso também estar totalmente vacinado há pelo menos 14 dias com qualquer uma das vacinas aprovadas no Brasil atualmente, apresentar PCR negativo feito em até 72 horas antes do desembarque, ter plano de saúde com cobertura para a covid-19 de, no mínimo, US$ 100 mil, apresentar comprovante de passagens de ida e volta compradas, além de reserva de hospedagem de, no mínimo, 14 dias no país. Os sete primeiros, aliás, devem ser em um dos hotéis aprovados pelo Sand Box em Phuket.

Além disso, é necessário ter em mãos o aplicativo Thailand Plus, que permite o cadastro de suas informações, e ter reservados e pagos os exames do tipo PCR necessários para a circulação no país durante a estadia através do site indicado pelo governo tailandês.