PUBLICIDADE
Topo

Topo queimadinho é marca registrada do leve e fácil cheesecake basco

O doce criado País Basco: interior cremoso e bordas douradinha - ASIFE/Getty Images/iStockphoto
O doce criado País Basco: interior cremoso e bordas douradinha Imagem: ASIFE/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

14/09/2021 04h00

Diferentemente do doce popular nos Estados Unidos, o cheesecake basco tem apenas uma etapa, a massa. Formada por cream cheese, creme de leite, ovos, açúcar e pouquíssima farinha, ela esbanja cremosidade.

A convite de Nossa, Pedro de Bem, conhecido nas redes sociais como "rakun.p", demonstra em vídeo o passo a passo do bolo popular no País Basco (comunidade autônoma no norte da Espanha).

Aperte o play e clique nas setinhas para conferir a sequência completa:

Destrinchando a receita

Numa tigela, adicione 680 gramas cream cheese, 226 gramas de mascarpone e 320 gramas de açúcar. Bata na batedeira ou na mão, com o fouet, até chegar numa textura encorpada. Adicione seis ovos mais uma gema, um de cada vez, e continue batendo.

Depois, junte uma colher de sopa e meia de essência de baunilha, uma pitada de sal e 415 mililitros creme de leite fresco. Por fim, coloque duas colheres de sopa de farinha de trigo já peneirada e misture até ficar homogêneo.

San Sebastian Chessecake - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Unte uma forma de fundo removível com manteiga e cubra com duas camadas e papel-manteiga. Despeje a mistura e leve ao forno preaquecido a 200 graus por no mínimo 1 hora.

Esse cheesecake tem uma característica bem específica que é a supercaramelização, um queimadinho que se forma em cima e traz um sabor delicioso."

A dica de ouro é deixá-lo esfriar completamente em temperatura ambiente antes de servir.

Pão de ló

Na seção de vídeos Gastronobásico, do YouTube de Nossa, você aprende a cozinhar clássicos da cozinha, como o pão de ló. Assista à receita e aprenda, em menos de 2 minutos, como fazer uma versão bem fofinha do bolo.