Topo

Holanda reabre fronteiras para brasileiros vacinados; país exige quarentena

Brasileiros poderão voltar a Amsterdam, na Holanda, assim como a outras cidades do país, mas precisam cumprir exigências na chegada - Andrew Nguyen / GettyImages
Brasileiros poderão voltar a Amsterdam, na Holanda, assim como a outras cidades do país, mas precisam cumprir exigências na chegada Imagem: Andrew Nguyen / GettyImages

De Nossa

03/09/2021 17h40

A Holanda reabre amanhã (4) suas fronteiras para brasileiros totalmente vacinados, há pelo menos 14 dias, com as vacinas Pfizer/BioNTech, AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield), Moderna, Sinopharm ou Coronavac/Sinovac e, há pelo menos 28 dias, se tomou a dose única da Janssen.

No entanto, viajantes vindos do Brasil, país considerado de "muito alto risco para variantes" pelo governo holandês, devem apresentar além do certificado de vacina, um teste negativo para a covid-19, a declaração de saúde e cumprir quarentena de 10 dias.

As autoridades de fronteira dos Países Baixos aceitam teste do tipo PCR negativo feito no país de origem em até 24 horas antes do embarque ou, na ausência dele, um teste do tipo PCR feito em até 48 horas antes do embarque e um exame de antígeno realizado até 24 horas antes da partida, ambos com resultado negativo também.

O certificado de vacinação impresso pode estar nos idiomas holandês, inglês, francês, alemão, italiano, português ou espanhol e devem incluir, necessariamente:

  • Identificação da pessoa vacinada;
  • Informação que comprove que a pessoa foi completamente vacinada;
  • Nome da vacina e do fabricante de cada dose administrada;
  • Data em que cada dose foi aplicada;
  • Nome do país onde a pessoa foi vacinada;
  • Nome do emissor do certificado de vacinação.

Portanto, é possível apresentar o certificado emitido pelo ConecteSUS, acompanhado deste formulário preenchido que valida o seu documento. Além disso, é necessário preencher ainda a declaração de saúde para cada maior de 13 anos tanto para o voo de ida, quanto de volta. Este documento, em especial, pode ser apresentado digitalmente, no smartphone ou tablet, quanto em formato impresso.

Para realizar a quarentena, o viajante também deve entregar às autoridades um novo formulário em que detalhará onde cumprirá a exigência, entre outras informações. É possível encurtar o período de 10 para cinco dias, caso este se submeta a um novo exame no 5º dia que tenha resultado negativo para o SARS-CoV-2.

No entanto, qualquer violação das regras pode custar uma multa de 339 euros, isto é, R$ 2092,50 em cotação de hoje.