Topo

Dirigível realizará expedição de luxo ao Polo Norte para piquenique no gelo

De Nossa

19/08/2021 16h56

Piqueniques em uma calota polar não são um sonho distante para quem decidir desembolsar 2.000.000 kr (coroas suecas), isto é, R$ 1,23 milhão em cotação de hoje, em uma cabine para dois no dirigível de luxo Airlander 10, que fará expedições de luxo ao Polo Norte.

Segundo a startup sueca OceanSky Cruises, que organiza as viagens, a aeronave híbrida — que tem elementos mecânicos de avião, dirigível e helicóptero — é a maior do mundo. Por causa da eficiência em relação ao consumo de combustíveis e à capacidade de voar lentamente próximo do solo, ela é ideal para explorar as paisagens e a fauna da região ártica.

O dirigível tem capacidade para 16 passageiros confortavelmente acomodados em oito cabines espaçosas, como um hotel nas alturas. Além disso, os voos contarão com sete tripulantes (dentre eles, quatro pilotos que trabalharão em turnos) espalhados pelos 97 metros de comprimento, entre eles um chef que preparará as refeições de bordo e um chefe de expedição que fará o serviço de bar. Após a jornada de ida, o dirigível fará uma parada de seis horas no Polo Norte para que os viajantes possam conhecer a região e participar do já citado piquenique no gelo.

Apesar de ainda não haver data fixada para primeira expedição, a OceanSky já informou que a viagem — chamada 'sustentável' pela companhia que afirma que pretende deixar zero impacto na paisagem ártica — está programada para a temporada 2023/2024. Ela deve durar um total de 36 horas, com saída e retorno ao arquipélago de Svalbard, na Noruega. Para reservar o seu lugar no voo, é necessário depositar 5% do preço da cabine, algo em torno de R$ 61,3 mil.

Segundo a CNN americana, a Hybrid Air Vehicles — empresa parceira da OceanSky que fabrica o dirigível Airlander — deverá lançar viagens de luxo entre cidades mais próximas, como Vancouver, no Canadá, e Seattle, nos EUA, em 2025.