Topo

Restaurantes poderão ser obrigados a oferecer cardápio infantil no Rio

As crianças terão, obrigatoriamente, seus próprios cardápios nos restaurantes do Rio - iStock/Getty Images
As crianças terão, obrigatoriamente, seus próprios cardápios nos restaurantes do Rio Imagem: iStock/Getty Images

De Nossa

14/08/2021 08h11

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou na quarta-feira (11) o projeto de lei 957/2014 que obriga bares e restaurantes da cidade a oferecem cardápio infantil. A proposta agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

O texto determina ainda que o menu para crianças deva ser anunciado por um cartaz em local de fácil visualização e que contemplem pratos com "alimentos saudáveis, variados e seguros".

Autora do projeto, a vereadora Teresa Bergher (Cidadania) acredita serem ainda poucos os restaurantes com o próprio cardápio infantil que também "deve contemplar o emprego de alimentos que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares", segundo comunicado da Câmara Municipal.

"Considero relevante para a cidade, sobretudo para as crianças e adolescentes, que a preocupação de uma alimentação saudável seja incorporada pelos restaurantes, lanchonetes e similares, com a oferta de um cardápio infantil, circunstância que poderá favorecer, em muito, a escolha por uma nutrição mais saudável", argumentou.

Ela ainda citou que a OMS (Organização Mundial de Saúde) já alerta sobre os riscos de uma epidemia global de sobrepeso e obesidade que está associada ao aumento de doenças crônicas. Em 5 de agosto, a Câmara do Rio já havia aprovado o PL 1662/2019, que institui ações de combate à obesidade infantil, como a proibição de venda de produtos ultraprocessados e bebidas açucaradas nas escolas, entre outras medidas.