Topo

Havaí reimpõe restrições a viajantes em razão de novo surto de covid-19

Honolua Bay, no Havaí - Divulgação/WSL
Honolua Bay, no Havaí Imagem: Divulgação/WSL

De Nossa

12/08/2021 11h33

O estado americano do Havaí, um dos destinos favoritos de surfistas e entusiastas de praia e sol, voltou a colocar em vigor restrições imediatas para viajantes devido a um novo surto de covid-19, anunciou o governador David Ige na terça-feira (10).

Restaurantes, bares, academias e outros estabelecimentos públicos como casas noturnas só poderão funcionar com 50% de sua capacidade de público. Quaisquer reuniões de mais de 10 pessoas em espaços fechados, ou 25 em espaços abertos, também estão proibidas. Máscaras voltam a ser obrigatórias em público, assim como as regras de distanciamento social.

Eventos patrocinados com mais de 50 pessoas serão avaliados caso a caso pelo governo local para obterem permissão.

As ilhas do arquipélago do Havaí haviam relaxado suas restrições para viagens domésticas em julho — quando alcançaram a marca de 60% da população totalmente imunizada — e já estavam recebendo turistas com esquema de vacinação completa de outras partes dos Estados Unidos, por exemplo.

Com a chegada do verão no fim de junho no hemisfério norte coincidindo com o sucesso do controle da doença e da campanha de vacinação, o governo estadual havia decidido flexibilizar as medidas sanitárias e permitir a reabertura de negócios turísticos na região.

No entanto, em anúncio, o governador afirmou que a variante delta "mudou o curso da pandemia" na região. "Estamos vendo os maiores números desde que a pandemia começou, o que exige atenção imediata e séria para conter o estresse desordenado no nosso sistema de saúde e outros impactos catastróficos no estado".

As fronteiras dos Estados Unidos continuam fechadas para europeus da área do tratado de Schengen e cidadãos do Reino Unido, Irlanda, Brasil, China, Irã, África do Sul e Índia. Mexicanos também só podem cruzar a fronteira para viagens consideradas essenciais.