PUBLICIDADE
Topo

Além da carne bovina: aprenda a fazer hambúrguer de frango, porco e peixe

Sanduíche de frango frito: sobrecoxa é a melhor escolha - Ugur Karakoc/Getty Images
Sanduíche de frango frito: sobrecoxa é a melhor escolha Imagem: Ugur Karakoc/Getty Images

Gabrielli Menezes

De Nossa

03/08/2021 04h00

Embora tenham menos status do que o clássico hambúrguer de carne bovina, os sanduíches de frango, porco e peixe surpreendem no sabor e são uma boa alternativa para variar o cardápio carnívoro.

O chef Greg Caisley, à frente do Guarita Burger, em São Paulo, explica que dá tanto para moer e moldar como hambúrguer quanto para aproveitar filés e partes inteiras, como a sobrecoxa do frango.

Outros atrativos são a versatilidade — vão na grelha e na frigideira e são até imersos em óleo — e o preço:

Fora do país é comum vermos sanduíches que vão além da carne. E, especialmente agora, com o preço absurdo, vale muito a pena apostar nessas opções".

Confira as dicas do cozinheiro para aproveitar cada uma das carnes e fazer ótimos sandubas:

Frango

Hambúrguer de frango - Iuliia Bondar/Getty Images - Iuliia Bondar/Getty Images
Sobrecoxa de frango: moída, como na foto, ou frita
Imagem: Iuliia Bondar/Getty Images

Como escolher?

Para fazer hambúrguer de frango, o ideal é comprar coxa de frango moída direto no açougue ou mercado. Se não encontrar, a sugestão do chef é usar as sobrecoxas inteiras, sem moer, e fazer um sanduíche de frango frito.

Como temperar e preparar?

A carne de frango moída fica bem com páprica, sal e pimenta-do-reino. Quem quiser também pode juntar cebola e alho triturados à mistura. Separe o frango em bolinhas de 100 gramas e molde no formato de hambúrguer. Na frigideira quente ou na churrasqueira, sele os discos de frango dos dois lados até formar uma uma superfície dourada.

Para o sanduíche de frango frito, deixe as sobrecoxas marinando por pelo menos duas horas em leite, cebola, alho, páprica, sal e pimenta. Empane cada peça lambuzando-a em três etapas.

Primeiro, passe na farinha de trigo, depois, no ovo batido com um pouquinho de leite e, por fim, na farinha panko — os flocos grandes garantem uma textura mais crocante.

Frite, aos poucos, em óleo quente. De acordo com Greg, o frango avisa que está pronto: "quando ele boia é porque está cozido".

Com o que servir?

Minha combinação favorita é picles e maionese no pão de brioche".

Porco

Hambúrguer de porco - Lauri Patterson/Getty Images - Lauri Patterson/Getty Images
Hambúrguer de porco: combina com frutas
Imagem: Lauri Patterson/Getty Images

Como escolher?

Para ter um hambúrguer saboroso sem exagerar na gordura, compre 80% de pernil e 20% de barriga (ambos moídos).

Como temperar e preparar?

Para Greg, o par perfeito do porco é o curry, pungente mix de temperos indiano encontrado com facilidade em supermercados. Tempere a carne com parcimônia e acrescente sal e pimenta a gosto.

Assim como o frango, o indicado é fazer disquinhos de 100 gramas. Leve os hambúrgueres para a frigideira, para a grelha ou empane, conforme a ordem citada acima (farinha, ovo e panko) e frite.

Com o que servir?

Acomode o porco no pão de brioche ou hambúrguer e combine com conservas agridoces de frutas, como relish de maçã, e com ervas que dão frescor, caso do coentro. A clássica maionese é sempre bem-vinda.

Peixe

Sanduíche de peixe - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Sanduíche de peixe: filé é delicado e frágil
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Como escolher?

Como o peixe é mais delicada e caro do que o frango e o porco, a dica de Greg é usar a posta ou o filé inteiros em vez de triturá-los. Linguado, pescada, robalo e dourado são boas opções.

Como preparar?

Pouco antes de começar a cozinhar, tempere o peixe com sal e cajun, conjunto de especiarias usada em Nova Orleans (EUA) que tem como base a páprica, o tomilho e a mostarda.

Pela fragilidade da carne, é mais fácil prepará-la na frigideira do que na churrasqueira. Regue a panela com azeite e grelhe cada filé no ponto desejado.

Com o que servir?

Escolha o pão mais leve que achar. Ciabatta e brioche são as sugestões do cozinheiro, que aposta na combinação de coleslaw (saladinha de repolho) e chutney (conserva indiana de frutas). Maionese, é claro, entra na lista de novo.

Receitas

Confira como fazer alguns dos acompanhamentos indicados pelo chef. Clique em cada uma das imagens para conferir o passo a passo completo da receita.

Maionese caseira clássica

Dificuldade Fácil
20 min
Ver receita completa

Relish de abacaxi

Dificuldade Fácil
20 min
Ver receita completa

Chutney de manga

Ver receita completa

Coleslaw (saladinha de repolho)

Dificuldade Fácil
15 min
Ver receita completa