Topo

Pão de hambúrguer: aprenda a fazer a receita do zero e dê um "up" no lanche

Fernando compartilha a receita do pão de hambúrguer que faz em encontro com os amigos - Fernando Gualtieri
Fernando compartilha a receita do pão de hambúrguer que faz em encontro com os amigos Imagem: Fernando Gualtieri

Gabrielli Menezes

De Nossa

03/02/2021 04h00

Fernando Gualtieri

Fernando Gualtieri

QUEM É

Formado em Jornalismo, Teatro e Gastronomia, ele trabalhou numa TV até decidir se aventurar na Austrália. Na pandemia, o padeiro passou a usar o tempo livre para fazer vídeos com as receitas que sua família e amigos sentem falta.

Preparar a sua própria mistura de carnes e moldar os hambúrgueres no peso que quiser é um baita avanço numa hamburgada. Se isso é fichinha para você, aqui vai um novo desafio: preparar o pão do zero.

A receita desenvolvida pelo cozinheiro Fernando Gualtieri promete uma massa fofinha com o exterior dourado e cheio de gergelim - se não gostar, é só pular essa instrução.

"É um princípio de brioche. Não coloco muito açúcar. Apenas o suficiente para ajudar o fermento", diz Fernando.

O primeiro passo indicado por ele é testar o fermento e ativá-lo numa mistura de água e leite em pó. A ideia é verificar se formam-se bolhas a partir dessa união para ter certeza que o fermento não "morreu".

Fernando Gualtieri - Instachef pão de hambúrguer - Fernando Gualtieri - Fernando Gualtieri
Pão fofinho é douradinho por fora graças às pinceladas de ovo e água
Imagem: Fernando Gualtieri

A massa começa com os ingredientes secos. Os líquidos são incorporados de pouquinho em pouquinho na batedeira equipada com um gancho. Também é possível fazer com as mãos. Mas prepare o muque: a sova leva cerca de 8 minutos.

Após passar por dois momentos de descanso e crescimento, o pão deve ser dividido em bolinhas de 120 gramas - ou no tamanho que você desejar.

As pinceladas de ovo batido com água passadas por cima de cada unidade pode parecer frescura, mas não é: elas que garantem o douradinho que deixa a apresentação mais apetitosa.

Veja o passo a passo completo clicando na imagem abaixo:

Pão de hambúrguer

Dificuldade Fácil
8 porções
205 min
Ver receita completa

O prato da turma

Na Austrália desde 2011, Fernando foi da cozinha italiana ao pão - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Na Austrália desde 2011, Fernando foi da cozinha italiana ao pão
Imagem: Reprodução Instagram

Fernando se mudou para a Austrália em 2011 para dar uma rebobinada na vida. Apesar de ser formado em jornalismo e em teatro, foi com a cozinha que conseguiu se estabelecer em Melbourne, a mais de 15.000 quilômetros de distância do Brasil.

Ele ficou cinco anos trabalhando num restaurante italiano e, com a pandemia, decidiu estudar algo que sempre teve vontade, mas faltava tempo: a panificação. "Não gosto de nada industrializado".

O investimento o fez trocar de emprego: foi da cozinha típica do Mediterrâneo para uma padaria artesanal: "trabalhar com pão está sendo quase férias".

O tempo em casa também o ajudou a colocar gás nos vídeos do seu canal do YouTube. As receitas são escolhidas de acordo com o que os amigos e a família sentem falta. É uma forma de estarem mais perto.

Um dos rolês que fazia em São Paulo e virou uma saudosa tradição é a hamburgada. "Gosto muito de hambúrguer. Meu primeiro sonho de moleque era ter uma hamburgueria na praia". Antes de trocar de país, ele costumava ser o chapeiro da turma aos fins de semana.

Acostumei meus amigos mal. Agora, quando vou para o Brasil, a galera já espera a noite do hambúrguer. Virou o nosso prato".