Topo

Família brasileira compra e reforma casarão de 80 anos em Portugal

Faça você mesmo: família Mendes reunida para dar nova vida ao antigo casarão  - Arquivo pessoal
Faça você mesmo: família Mendes reunida para dar nova vida ao antigo casarão
Imagem: Arquivo pessoal

Aline Takashima

Colaboração para Nossa

29/05/2021 04h00

Chovia muito no dia em que a família Mendes visitou pela primeira vez o casarão do anos 1940, localizado na vila Ferreira do Zêzere, uma região no centro de Portugal. O casal de brasileiros Wanderlei e Paula Mendes, 59 e 53, e as filhas Gabriella e Camilla, de 28 e 27 anos, visitaram o imóvel em janeiro de 2020.

Na penumbra da casa sem eletricidade, eles viram infiltrações nas paredes, camas quebradas e teias de aranha. O casarão à venda estava abandonado há 15 anos. Mas, debaixo de tanto pó, os Mendes enxergaram beleza e potencial. Naquela visita, eles finalmente encontraram o futuro empreendimento da família: a Quinta José & Maria.

Quinta José & Maria, comprada pela família brasileira - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Quinta José & Maria, comprada pela família brasileira
Imagem: Arquivo pessoal

Paula e Wanderlei saíram de Florianópolis (SC) e chegaram em Portugal para recomeçar a vida no país em maio de 2019. Decidiram se mudar para viver mais perto das filhas Gabriella e Camilla, que moram na Inglaterra desde 2008.

O plano do casal era alugar um imóvel e transformar em pousada. Mas os preços exorbitantes de até 3 mil euros por mês estavam fora do orçamento da família. Paula começou a sonhar: "E se a gente comprar uma casa?".

Após muitas buscas na internet, ela encontrou o casarão dos anos 1940. Foi amor à primeira vista. Uma foto da fachada foi o suficiente para Paula se interessar pelo imóvel. "Nunca imaginei que recomeçaria nesse momento da vida", revela com entusiasmo.

A casa nos anos 1940 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A casa nos anos 1940
Imagem: Arquivo pessoal

A família fechou o negócio. O casal pagou a entrada com o valor de um motorhome que haviam construído e vendido no Brasil. Era o início de uma nova trajetória para os Mendes.

Família faz tudo

Assim que pegou as chaves do casarão, em novembro de 2020, a família começou a varrer, limpar e consertar a futura pousada. Eles reformam o imóvel por conta própria, com as próprias mãos.
Enquanto a casa não tinha água quente nem luz, os Mendes dormiam em um motorhome construído por Wanderlei. Era inverno, época em que a temperatura chega a -1ºC.

A gente passava os dias martelando as paredes e esfregando o chão. À tarde aquecia a água no fogão para tomar banho de caneca"

Paula, Wanderlei e Gabriella: mãos à obra na reforma da quinta - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Paula, Wanderlei e Gabriella: mãos à obra na reforma da quinta
Imagem: Arquivo pessoal
Durante a reforma, o motorhome serviu de lugar para dormir - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Durante a reforma, o motorhome serviu de lugar para dormir
Imagem: Arquivo pessoal

Eles relembram os perrengues com risadas. Mas é certo que uma reforma não é tarefa fácil e exige muito trabalho, ainda mais em um casarão tão grande: são seis quartos, duas salas, duas cozinhas, dois banheiros e um sótão.

Wanderlei é quem comanda a reforma e ensina o que deve ser feito para o restante da família. Ele entende de construção. Chegou a montar três motorhomes no Brasil e dois em Portugal. Também construiu três estúdios em Florianópolis, imóveis que a família alugava para turistas. E trabalhou como ajudante de pedreiro e pintor quando chegou em Portugal. Diz Wanderlei:

Nós somos uma família batalhadora que sempre lutou para conseguir as coisas. Já que a gente não pode comprar, nós fazemos e reformamos"

Vanderlei comanda a reforma e orienta a família sobre como fazer - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Vanderlei comanda a reforma e orienta a família sobre como fazer
Imagem: Arquivo pessoal

Alguns objetos considerados velharias, são tesouros para os Mendes. Foi assim com o próprio casarão e também com alguns itens antigos encontrados no sótão como lustres, barris de vinho, espelhos e até mármores.

"Nós vemos beleza em coisas que precisam de atenção e cuidado. A necessidade faz a criatividade", sintetiza Paula. A matriarca e as filhas têm um bom olho para decoração e pesquisam referências na internet.

Barril antigo vira mesa de cabeceira

"A gente traz um toque pessoal de leveza e modernidade. Tiramos aquele ar pesado de museu, mas preservamos as peças antigas da casa", explica Camilla.

Paula emenda: "Queremos conservar o estilo original do casarão. Afinal, Portugal é um país de histórias".

O antes e depois da reforma

O centro de Portugal

A vila Ferreira do Zêzere é cercada por paisagens naturais e lugares históricos como Tomar, conhecida como a cidade dos Templários, e a vila medieval de Dornes.

O Lago Azul é o passeio preferido da família. Na água de tom verde-esmeralda são praticados esportes aquáticos como canoagem, remo e passeios de barco. Lá também tem uma piscina flutuante artificial, onde as pessoas tomam banho, protegidas das embarcações.

Paula e Wanderlei no Lago Azul, uma das atrações naturais preferidas do casal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Paula e Wanderlei no Lago Azul, uma das atrações naturais preferidas do casal
Imagem: Arquivo pessoal

A Quinta José & Maria ainda está em reforma — a previsão é que abra as portas para os turistas no próximo verão europeu. Mesmo assim, Paula já sabe o slogan da pousada: "Descubra o centro de Portugal", diz com ênfase nas palavras.

As pessoas não têm noção de como o centro do país é lindo. Tem muitas coisas para ver e fazer. Excelente opção para quem quer relaxar e descansar"

Gabriella e Paula em Tomar, conhecida como a cidade dos Templários - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Gabriella e Paula em Tomar, conhecida como a cidade dos Templários
Imagem: Arquivo pessoal

Caminho de volta

Paula sempre sonhou em viver na terra dos antepassados. Ela cresceu escutando histórias sobre o país lusitano. O seu pai José Gonçalves é da Ilha da Madeira, um arquipélago português a 2 horas de voo de Lisboa.

Maria e José, pais de Paula: inspiração para voltar à terrinha - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Maria e José, pais de Paula: inspiração para voltar à terrinha
Imagem: Arquivo pessoal

Em 1951, ele viajou para o Brasil e nunca mais retornou a Portugal. Tinha 18 anos na época. No novo continente, casou-se com uma filha de portugueses chamada Maria de Lourdes Teixeira Gonçalves.

É daí que vem o nome da pousada "Quinta José & Maria", uma homenagem aos pais de Paula. Quinta é como os portugueses chamam as propriedades rurais.

A família reunida em Algarve - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A família reunida em Algarve
Imagem: Arquivo pessoal

Wanderlei e Paula comemoram que os Mendes estão mais próximos — geograficamente e com o mesmo propósito. "Sempre fomos grudados. Mas agora estamos mais ainda", conta Paula. "A casa é o centro das atenções, é a argamassa que une a nossa família para o mesmo objetivo: reformar e transformar a pousada".

Wanderlei e Gabriella: trabalho duro é encarado com leveza - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Wanderlei e Gabriella: trabalho duro é encarado com leveza
Imagem: Arquivo pessoal