PUBLICIDADE
Topo

Covid é tema do maior castelo de areia do mundo, com Bob Esponja 'vacinado'

Castelo tem mais de 21 metros em cidade de Dinamarca - Divulgação/Wilfred Stijger
Castelo tem mais de 21 metros em cidade de Dinamarca Imagem: Divulgação/Wilfred Stijger

Colaboração para o UOL

07/07/2021 10h35

O novo coronavírus virou inspiração para um castelo de areia erguido em Blokhus, na Dinamarca. Com 21,16 metros de altura, a obra foi aberta ao público na sexta-feira (2).

O castelo de areia é o maior já esculpido no mundo, ao superar em 3,5 metros o então detentor do recorde, erguido em 2019 na Alemanha. Entre os destaques da obra, é possível ver um Bob Esponja sendo "vacinado" pelo seu companheiro de animação Patrick, a estrela-do-mar

bob - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bob Esponja é vacinado por Patrick no maior castelo de areia do mundo
Imagem: Reprodução/Instagram

.

A obra na Dinamarca é de autoria do artista plástico holandês Wilfred Stijger, que desejou mostrar como a covid-19 afetou a vida da população mundial. No topo da escultura, o novo coronavírus foi representado com uma coroa.

Também há ilustrações esculpidas com referências às vacinas contra covid-19, aos profissionais de saúde e às vítimas da pandemia.

"Começamos com o coronavírus no topo e demos a ela uma coroa - porque corona significa coroa - então é bonito e duplo, mas também demos uma coroa porque estar governando nossas vidas em todos os lugares", explicou Stijger à WBALTV.

Equipe esculpiu imagens no castelo de areia erguido na Dinamarca - Divulgação/Wilfred Stijger - Divulgação/Wilfred Stijger
Equipe esculpiu imagens no castelo de areia erguido na Dinamarca
Imagem: Divulgação/Wilfred Stijger

No castelo, foram usadas 4,8 toneladas de areia com composição de 10% de argila para melhor fixação. As equipes, que somaram 30 pessoas, ainda passaram uma camada de cola para aumentar a durabilidade.

"Sempre fico surpreso quando os escultores estão fazendo as esculturas de areia. Mas este ano, é incrível. É uma obra de arte muito bonita que você nunca viu antes", disse John Andersen, líder do projeto.

A expectativa é de que o castelo apareça na próxima edição do Guinness Book, livro famoso pelos recordes, como o mais alto do mundo.