Topo

Rua do centro de São Paulo é eleita uma das "mais legais do mundo"

Rua Três Rios, no bairro do Bom Retiro, no Centro de São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress
Rua Três Rios, no bairro do Bom Retiro, no Centro de São Paulo
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

De Nossa

10/06/2021 10h38

A "Time Out", revista britânica reconhecida por ser um guia para as melhores atividades em cidades de todo o mundo, liberou uma lista das "ruas mais legais do mundo" e o Brasil não ficou de fora. A Rua Três Rios, no bairro do Bom Retiro, figurou no 7º lugar do ranking.

Na publicação, o veículo destaca o valor histórico do Centro de São Paulo, onde a rua está localizada, afirmado ainda a sua identidade "diversificada e em constante evolução".

Pinacoteca do Estado de São Paulo  - Getty Images - Getty Images
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Imagem: Getty Images

A poucos minutos de distância, a Pinacoteca é usada como ponto de referência para citar as belezas que cercam a Três Rios, que, segundo a "Time Out", deve ser reconhecida também por abrigar várias gerações de famílias de imigrantes que se mudaram para o Brasil ao longo dos séculos — da Itália, Coréia, Grécia, Bolívia, Europa Oriental e outros lugares.

Expandindo o campo artístico, o centro cultural Casa do Povo e as lojas de tecido, "onde jovens designers brasileiros compram seus materiais", são outros lugares de destaque.

O centro cultural Casa do Povo - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
O centro cultural Casa do Povo
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Gastronomia

Restaurante Acropóles, no Bom Retiro, Centro de São Paulo - Newton Santos/Folhapress - Newton Santos/Folhapress
Restaurante Acropóles, no Bom Retiro, Centro de São Paulo
Imagem: Newton Santos/Folhapress

Em "uma das paisagens gastronômicas mais emocionantes de São Paulo", como mencionado pela publicação, recomenda-se que os visitantes saboreiem dois restaurantes das redondezas: o Hwang Para Gil (Rua Guarani, 240), especializado em comida coreana, e o Acropóles (Rua da Graça, 364), fundado em 1959, que serve pratos gregos.

A "Time Out" elege ainda o café gelado da Padaria Bellapan (na Rua Prates, 563, transversal da Três Rios) como imperdível, "além das excelentes comidas brasileiras, coreanas, doces e bolos" oferecidos pelo estabelecimento.

Austrália conquista o 1º lugar

Smith Street, em Melbourne, na Austrália - Josie Withers/Time Out - Josie Withers/Time Out
Smith Street, em Melbourne, na Austrália
Imagem: Josie Withers/Time Out

Para o ranking, feito por meio de uma pesquisa elaborada com a opinião de 27 mil residentes de todo o mundo, os editores da "Time Out" analisaram cada uma das ruas sugeridas, focando nos destaques de comida e bebida para cada indicação, além das ofertas culturais e de vida noturna.

A equipe também investigou como cada rua cultiva o "sentimento de comunidade".

O primeiro lugar foi conquistado pela Smith Street, em Melbourne, na Austrália. A rua campeã é conhecida por suas lojas independentes, bares gays, shows de música ao vivo e ótimos restaurantes. O minúsculo cocktail bar Above Board é um dos estabelecimentos da Smith Street destacados na lista.

A maneira como a comunidade local se reuniu em torno dos negócios locais, durante os bloqueios do coronavírus, em Melbourne, ajudou a rua a conquistar o primeiro lugar, de acordo com a "Time Out".

Veja o top 10 completo das "ruas mais legais do mundo", segundo a "Time Out":

1. Smith Street, Melbourne, Austrália
2. Passeig de Sant Joan, Barcelona
3. South Bank, Londres, Reino Unido
4. San Isidro, Havana, Cuba
5. Sunset Boulevard, Los Angeles, EUA
6. Witte de Withstraat, Rotterdam, Holanda
7. Rua Três Rios, São Paulo, Brasil
8. Haji Lane, Singapura
9. Rua Rodrigues de Faria, Lisboa, Portugal
10. Calle Thames, Buenos Aires, Argentina