Topo

Novo trem-bala vai de Madri a Barcelona em duas horas por apenas 9 euros

Trem de alta velocidade Ouigo - Divulgação
Trem de alta velocidade Ouigo Imagem: Divulgação

De Nossa

20/05/2021 15h57

Desde o dia 10, visitantes e moradores da Espanha podem pagar apenas 9 euros para ir de Madri a Barcelona (ou vice-versa) em duas horas. Isso porque a Ouigo, marca de trens a baixo custo lançada na França há oito anos, fez a sua estreia no país vizinho.

A novidade chega para abalar o setor, que antes estava sob monopólio da Avlo, operada pela concorrente espanhola Renfe. Agora, ambas as empresas operam o trajeto com trens de alta velocidade.

"Nosso objetivo é popularizar esse meio de transporte", diz a recém-chegada. Antes da Renfe se instalar, em maio do ano passado, era mais barato ir de Madri para Barcelona de avião do que de trem.

Dois andares: comportam 509 pessoas ao todo - Divulgação - Divulgação
Dois andares: comportam 509 pessoas ao todo
Imagem: Divulgação

A Ouigo oferece dez viagens diárias, sendo cinco em cada sentido. No trajeto, há duas paradas: uma em Tarragona e outra em Zaragoza, cidades no nordeste da Espanha.

A tarifa de 9 euros é para os trechos realizados em dias de semana. Aos sábados e domingos, o valor sobe para 15 euros.

Trem de alta velocidade Ouigo - Divulgação - Divulgação
Os assentos do trem de alta velocidade Ouigo
Imagem: Divulgação

Quem levou vantagem foram aqueles que aproveitaram a promoção em setembro de 2020, quando 10 mil passagens foram vendidas a 1 euro.

O trem, apesar de não ostentar muitas comodidades, tem dois andares e acomoda 509 pessoas por vez. Segundo a direção da Ouigo, o objetivo é replicar o serviço e valor em novas rotas, como Valência, Alicante, Córdoba, Sevilha e Málaga.