PUBLICIDADE
Topo

Como tirar manchas do sofá e deixar o estofado de cara nova

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

30/04/2021 10h09

Comer no sofá é "batata" para sujar o estofado. Quem tem criança em casa vê esse risco aumentar ainda mais, não só com comida, mas com caneta e até batom.

A boa notícia é que muitas das manchas tem jeito. Consultamos o especialista João Pedro Lúcio, técnico químico da rede de limpeza Maria Brasileira, para auxiliar na missão.

Confira três dicas bacanas para "reviver" o seu sofá:

Gordura

Felizmente, são as mais comuns e não são difíceis de remover. "Aplique amido de milho ou talco sobre a região, deixe agir por cerca de 30 minutos e finalize passando uma escova para retirar o excesso".

Manchas mais antigas precisam de uma pastinha feita com bicarbonato de sódio e detergente. Igual ao talco, espere meia hora para finalizar. Nesse caso, lave com um pouquinho de água.

Sofá canetinha - Anastasiia Stiahailo/Getty Images/iStockphoto - Anastasiia Stiahailo/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Anastasiia Stiahailo/Getty Images/iStockphoto

Caneta

Nem precisa se estressar: o processo é bem simples. Misture 2 colheres de sopa de álcool e 1 colher de sopa de glicerina. Aplique a mistura no local e remova o excesso com papel toalha.

Batom

A primeira dica é usar um papel toalha para tirar o que for possível. Quando sobrar apenas a mancha, passe água com detergente neutro. Use, simultaneamente, um pano limpo para secar.