Topo

Aprenda 5 truques para desentupir o vaso sanitário

Donald Iain Smith/Getty Images
Imagem: Donald Iain Smith/Getty Images

De Nossa

23/04/2021 08h10

O utensílio mais óbvio para desobstruir a privada é o desentupidor. A função dele é causar pressão na água do vaso pelo vácuo e, assim, empurrar o que estiver preso.

Para fazer isso, desligue o registro de água, coloque luvas de borracha, segure no cabo e bombeie a água até que a passagem seja liberada. Não tem desentupidor em casa? Bicarbonato, água quente e até cabide podem resolver.

Confira as dicas do aplicativo de serviços de casa Triider:

Vinagre e bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio - iStock - iStock
Imagem: iStock

Se o vaso está obstruído apenas com excrementos e papel, misture 1/2 copo de bicarbonato de sódio com 1/2 copo de vinagre e jogue na privada.

Espere agir e tente ativar a descarga. Também pode tentar usar água sanitária, deixando agir por algumas horas antes de apertar a descarga novamente.

Água quente

Encha um balde com um litro de água quente. Para ficar mais fácil, pegue no chuveiro. Vire, de uma só vez, a água no vaso e aguarde cinco minutos. A ideia é que a gordura do conteúdo que entupiu a privada derreta.

Tente novamente dar a descarga. Algumas pessoas preferem diluir um pouco de detergente nessa água para facilitar ainda mais o processo. Com ou sem sabão, não é indicado realizar esse procedimento mais de três vezes na sequência.

Cabide de arame

Caso o entupimento tenha sido causado por um objeto, como papel higiênico, absorvente íntimo ou algo que tenha caído no vaso por acidente, um cabide pode te ajudar.

Abra o arame até que ele fique no formato da letra "V". Faça movimentos circulares com o arame até conseguir desenganchar o objeto e puxá-lo para fora. Não esqueça de colocar as luvas.

Pano de chão

Limpeza de piso de madeira; pano de chão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Caso nenhuma das dicas tenha funcionado, apele para o pano de chão. Coloque as luvas e empurre o pano de chão diretamente no vaso equilibrando força e cuidado para que ele não desça.

Acione a descarga e ao mesmo tempo vá puxando e empurrando o pano para tentar desobstruir o encanamento. Não é dos processos mais agradáveis, mas pode dar certo.

Soda cáustica

O produto é muito forte e pode danificar não só o vaso, como também os encanamentos da casa. Por isso, utilize-o em último caso e esteja munido de luvas e óculos para proteção.

Funciona assim: encha um balde com água, despeje duas colheres de sopa de soda cáustica mais duas colheres de sopa de sal. Jogue o conteúdo no vaso e tente novamente dar descarga.