PUBLICIDADE
Topo

Um dos melhores chefs do mundo, Albert Adrià fecha restaurantes premiados

Albert Adrià: chef de um império que não sobreviveu à pandemia em Barcelona - South China Morning Post via Get
Albert Adrià: chef de um império que não sobreviveu à pandemia em Barcelona Imagem: South China Morning Post via Get

De Nossa

09/04/2021 11h11

Eram cinco casas em Barcelona — Tickets, Bodega 1900, Hoja Santa, Pakta e Enigma — que somavam quatro estrelas Michelin. Mas nem Albert Adrià, um dos melhores chefs do mundo, passou ileso pela pandemia.

O quinteto de estabelecimentos que tocava, em sociedade com os irmãos Iglesias, fechou as portas sem previsão para retorno e deixou em apuros 200 funcionários. Por conta da pandemia, clientes não se sentavam às mesas há mais de um ano.

Tickets: bar de tapas que pertencia ao grupo ElBarri - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Tickets: bar de tapas que pertencia ao grupo ElBarri
Imagem: Reprodução Instagram

A notícia foi divulgada por um representante do Grupo elBarri, que soma mais de 7,5 milhões de euros em dívida, de acordo com a imprensa catalã. Albert, que é irmão do renomado cozinheiro Ferran Adrià, disse que fará um balanço da sua vida para pensar se vale a pena seguir na alta cozinha e se compensa ter um restaurante.

As casas que abriam ao público somente à noite eram frequentadas principalmente por turistas. Por isso, as restrições impostas à indústria hoteleira pelo covid-19 colocaram o império gastronômico numa situação insustentável.

De acordo com o "Metropoli", problemas entre os sócios do grupo elBarri, juntamente com o seu modelo de negócio, conduziram ao encerramento definitivo.

Alguns dos restaurantes podem ser reabertos em diferentes formatos, conforme relatado por "7cannibals".