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Novo jogo de tabuleiro testa (na prática) conhecimento em vinhos

Mestre dos Vinhos: para desafiar os amigos sobre os conhecimentos relacionados aos tintos - Divulgação
Mestre dos Vinhos: para desafiar os amigos sobre os conhecimentos relacionados aos tintos Imagem: Divulgação

Gabrielli Menezes

De Nossa

07/02/2021 04h00

Fazer uma degustação às cegas e tentar adivinhar oito características de cada rótulo. É essa a proposta do novo Mestre dos Vinhos — Tintos do Mundo.

Pensado para divertir de três a seis pessoas apaixonadas por enologia ou para ser conduzido por um sommelier, o jogo tem peões em formatos de garrafas e uma série de designações no tabuleiro.

A ideia é que os oponentes, após darem goles nas bebidas levadas pelos próprios amigos, coloquem as suas fichas nos campos que respondem a algumas perguntas: onde foi feito? De quando é a safra? Trata-se de uma bebida varietal (elaborado com único tipo de casta de uva) ou um blend? De qual uva é feita?

Mestre dos Vinhos - Divulgação - Divulgação
O jogo reúne pistas que ajudam a identificar as características dos vinhos tintos
Imagem: Divulgação

Para responder a essa última questão, infográficos que revelam aspectos sensoriais das castas, que vão de pinot noir a tannat, ajudam os amadores a dar palpites mais certeiros.

Ao longo das rodadas e acertos, os oponentes vão caminhando pelo tabuleiro e ganhando títulos, sendo o máximo "sommelier".

Dois peões adicionais deixam a brincadeira mais dinâmica. Para os palpites — e, por consequência, as influências — sejam feitas alternadamente, uma garrafa transparente é passada de participante a participante a cada rodada.

Mestre dos Vinhos - Divulgação - Divulgação
Jogo propõem que competidores acertem características de vinhos
Imagem: Divulgação

Quem estiver com ela em mãos, começará dando os chutes. Um decanter determina quem fica na lanterninha e tem a vantagem de responder com o auxílio do conhecimento de todos os oponentes já expostos no tabuleiro.

"Brinco que esse é o único jogo que até quem perde sai no mínimo feliz", diz o publicitário Marcos Gomez. Criador do jogo pensado especialmente para tintos, o enófilo faz parte da Confraria dos Publicitários há 11 anos. Nos encontros, o grupo troca experiências sobre a área e beberica os mais diversos rótulos.

A ideia foi transformar o interesse em vinhos em algo que fosse educativo e divertido ao mesmo tempo. "É mais fácil fixar conceitos por meio de uma brincadeira".

O jogo, que acompanha um manual com o vocabulário desse mundo etílico, custa R$ 399.