Topo

Inclusão de funcionários negros na indústria da moda ainda é insuficiente

Relatório publicado pelo CFDA mostrou que homens brancos ainda são privilegiados em cargos de chefia - Divulgação/Off-White
Relatório publicado pelo CFDA mostrou que homens brancos ainda são privilegiados em cargos de chefia
Imagem: Divulgação/Off-White

De Nossa

05/02/2021 10h18

Uma nova pesquisa do Council of Fashion Designers of America (CFDA) sobre a inclusão e diversidade na indústria da moda mostrou que esse mercado ainda é tendencioso para homens brancos e que a falta de diversidade faz com que os funcionários negros se sintam como se "não pertencessem" às organizações.

O estudo "Estado de Diversidade, Equidade e Inclusão" mostrou que dois em cada três funcionários negros (63%) relataram que são regularmente a única pessoa negra na sala — o que, por sua vez, levou ao aumento da pressão para desempenhar e representar sua identidade.

Os dados revelaram ainda que apenas 57% dos funcionários negros da indústria da moda acreditam que sua empresa está fazendo o suficiente no que diz respeito à inclusão racial e de gênero, em comparação com 77% de seus colegas brancos.

Menos da metade dos funcionários negros acredita que as medidas de inclusão resultaram em mudanças permanentes.

"Depois de um ano como 2020, alguns podem ter tido a falsa impressão de que a velha guarda estava mudando. Não mudou", disse Amber Nicole Alston, fundadora da Hyphenate Management, citando movimentos como o Black Lives Matter.

A questão foi aprofundada ainda em questões econômicas: 37% dos funcionários negros relataram ter que complementar sua renda, em comparação com apenas 23% de seus colegas brancos.

O relatório entrevistou mil profissionais da indústria da moda, de 41 empresas, em 2020.