Topo

Conheça Wisdom Kaye, eleito o homem mais bem vestido do TikTok

 Wisdom Kaye conquistou milhões de seguidores com a apresentação criativa dos seus looks - Reprodução Instagram
Wisdom Kaye conquistou milhões de seguidores com a apresentação criativa dos seus looks Imagem: Reprodução Instagram

Aline Fava

Colaboração para Nossa

01/01/2021 04h00

Dominado por desafios de dança e músicas que viralizam, o TikTok deixou para trás a ideia de que o aplicativo não é cenário para as grandes marcas e criadores de conteúdo de moda em 2020.

Para citar apenas a moda masculina, a rede social foi não só o palco para a apresentação de Verão 2021 da Celine, mas também a inspiração da coleção criada por Hedi Slimane.

Entre os creators, Wisdom Kaye vem se destacando por seu estilo, edição de looks, silhuetas e combinações inusitadas mostradas em vídeos curtos e cheios de recursos de edição.

O nigeriano de 19 anos, que mora em Houston, no Texas, chamou a atenção da Vogue e recebeu o título de "o cara mais bem vestido do TikTok" da publicação. Já a V Magazine chamou Wisdom de ícone de estilo da Geração Z.

Moda no TikTok

Sua primeira publicação no TikTok foi postada em janeiro de 2020. Seu terceiro post rendeu 1,9 milhões de visualizações. De lá para cá, sua conta atraiu quase 5 milhões de seguidores e Wisdom assinou contrato para ser modelo na IMG Models, agência que cuida da carreira de tops como Bella e Gigi Hadid.

Apesar de contar com vídeos mais elaborados, como a recriação de um desfile de moda que ele gravou ao longo de duas semanas, muitos de seus conteúdos são simples e interessantes. Em alguns, regras de moda são desmistificadas ou looks não convencionais são propostos, como, por exemplo, usar shorts com botas.

O Do It Yourself ("faça você mesmo) não fica de fora, assim como dicas preciosas de como adaptar peças mais baratas para ficarem parecidas com itens de passarela.

O novo Look do Dia

Sem perder a característica de challenges que fazem parte da rede favorita da Geração Z, @wisdm8, seu nome de usuário no TikTok, apresenta várias formas de mostrar o tradicional Look do Dia dos influencers.

Com um mix de inspiração da moda dos anos 70 com as criações de designers como Hedi Slimane e Rick Owens, dois de seus estilistas preferidos, ele aceita desafios propostos por seus seguidores para mostrar suas roupas.

No Vogue Challenge, curtido mais de 2 milhões de vezes, ele aparece como capa da revista usando vários looks diferentes. Já entre os posts mais recentes, ele montou visuais inspirados em bandeiras de diferentes países.

Influências e inspirações Em entrevista à V Magazine, Wisdom conta que começou a se interessar por moda em 2014, em seu primeiro ano no ensino médio:

"Em um esforço para me encaixar, eu decidi que eu queria me vestir como todos os outros adolescentes se vestiam, o que era principalmente streetwear na época. Eu comecei a receber muitos elogios das pessoas e então decidi pesquisar mais sobre moda e, com o tempo, fui me preocupando menos com o que as pessoas pensavam sobre mim e isso me ajudou a diversificar meu estilo e explorar coisas diferentes".

Por volta de 2018, ele conheceu o trabalho de Hedi Slimane e se apaixonou, implementando algumas características da estética do designer à seu estilo: "Eu não consigo identificar o que era, mas foi na YSL que eu realmente gostei daquela silhueta skinny — as botas, o jeans skinny e todo o tipo de rock psicodélico e as coisas western que ele faz e também seu trabalho na Celine agora". Entre suas peças preferidas está a bota Wyatt, de Saint Laurent.

Aliás, as botas, inclusive as de salto alto, fazem parte de muitos de seus looks. Um de seus favoritos do momento é usar o calçado com calças flare, inspirado por seu amor pela moda dos anos 70.

Sobre a moda masculina, Wisdom disse em entrevista à Vogue que ela está mudando bem lentamente e ficando mais expressiva:

"Tenho visto um impulso incrível dos jovens para que os homens sejam mais expressivos em seu estilo, e isso é muito empolgante. Pessoalmente, eu estou cansado de pesquisar inspiração de moda masculina on-line e ver todo cara usando preto, cinza e marrom. É um tanto banal. Eu olho para pessoas como Alton Mason (modelo masculino), por exemplo, como alguém que não tem medo de ser expressivo e usar o que quiser. Seu estilo tem sido muito inspirador para mim".