Topo

MasterChef na vida real: conheça as casas comandadas por ex-participantes

Leo Young, vencedor do Masterchef em outubro de 2016, é sócio do Tatá Sushi - Reprodução Facebook
Leo Young, vencedor do Masterchef em outubro de 2016, é sócio do Tatá Sushi Imagem: Reprodução Facebook

Gabrielli Menezes

De Nossa

19/10/2020 04h00

O sonho da maioria das pessoas que se arrisca a participar do "MasterChef" é fazer da cozinha a sua profissão. Enquanto alguns acabam encontrando seu espaço como influencer digital, outros partem para o fogão de renomados restaurantes.

Há também quem tente a sorte abrindo a sua própria casa, que vai de restaurante de comidinha havaiana a bar de vinhos. Veja como são e o que pode ser provado nos estabelecimentos de seis ex-MasterChefs.

Madê e Paru, Dário Costa

Paru, do Dario: frutos do mar e pescados no novo Mercado de Peixes de Santos - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Paru, do Dario: frutos do mar e pescados no novo Mercado de Peixes de Santos
Imagem: Reprodução Instagram

Semifinalista da primeira temporada do "MasterChef Profissionais", em 2016, e vencedor da segunda temporada de "Mestres do Sabor", o cozinheiro está à frente de dois restaurantes em Santos.

Dario Costa: do Mestres do Sabor ao Masterchef - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Dario Costa: do Mestres do Sabor ao Masterchef
Imagem: Reprodução Instagram

Tanto no Madê, que tem um ambiente mais elegante e está localizado no Boqueirão, bairro nobre da cidade, quanto no Paru, recém-aberto no novo Mercado de Peixes de Santos, o público experimenta principalmente peixes e frutos do mar.

Se você pensa que vai provar salmão, porém, está enganado. A preferência é por espécies locais, provenientes da pesca artesanal. No Paru, os legumes e as verduras são orgânicos e de agricultura familiar.

Clos, Elisa Fernandes

A campeã da primeira temporada, Elisa, no seu novo restaurante, o Clos - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A campeã da primeira temporada, Elisa, no seu novo restaurante, o Clos
Imagem: Reprodução Instagram

Pode não parecer, mas já faz tempo que a primeira temporada do "MasterChef" foi ao ar. Em 2014, os telespectadores se aproximaram da gastronomia e se apaixonaram pela campeã Elisa Fernandes.

Após uma temporada na França, onde trabalhou com craques como Alain Ducasse, ela investiu na sua plataforma de cursos de culinária, a Elisa Ensina, e chegou a abrir o bar Heute Bar & Brunch, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. A sociedade não durou muito e a cozinheira caiu fora da parceria.

No fim de agosto, Elisa inaugurou sua nova empreitada, o Clos, misto de restaurante e bar de vinhos na Vila Madalena. Os rótulos da carta são orgânicos, naturais e biodinâmicos.

O cardápio assinado pela chef é enxuto e muda de tempos em tempos. Entre as receitas vigentes está o robalo com feijão-manteiguinha da região de Santarém, preparado de diferentes maneiras.

Tatá Sushi, Leo Young

Leo Young: participação na sociedade do restaurante japonês - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Leo Young: participação na sociedade do restaurante japonês
Imagem: Reprodução Instagram

Logo que ganhou o troféu do reality exibido em 2016, o paulistano causou polêmica: lançou uma vaquinha virtual para abrir uma hamburgueria. No fim, a ideia não se concretizou e a participação em um negócio gastronômico surgiu na culinária japonesa.

Além de sócio do Tatá Sushi, Leo é chef executivo e, portanto, responsável por ajustar o cardápio e a orquestrar a equipe de sushimans que trabalha no balcão preparando sushis nem sempre tradicionais, como o hossomaki de salmão cru envolto em em salmão selado e finalizado com raspas de limão.

O estabelecimento, instalado no Itaim Bibi, em São Paulo, tem ambiente moderno e é decorada com luminárias ao estilo asiático, em formato de bola.

Sobremesa marcante: sorvete de goiaba moldado no formato da fruta - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Sobremesa marcante: sorvete de goiaba moldado no formato da fruta
Imagem: Reprodução Instagram

Benza, Pablo Oazen

Quando venceu o MasterChef Profissionais, em 2017, Pablo tocava o Garagem Gastrobar, em Juiz de Fora (MG). Mais de dois anos depois, o chef, que já havia trabalhado em São Paulo com Erick Jacquin no extinto La Brasserie, voltou a cidade para abrir o Benza.

Pablo: de Minas Gerais a São Paulo - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Pablo: de Minas Gerais a São Paulo
Imagem: Reprodução Instagram

Junto com mais nove sócios, ele apresenta, num charmoso sobrado em Pinheiros, pratos criativos e bem-feitos. Um exemplo é a sobremesa chamada goiaba, sorvete de goiaba recheado com goiabada e gergelim, catupiry, queijo canastra e crumble de castanha do pará que tem a forma da fruta.

O estabelecimento encontra-se fechado na pandemia.

Hi Pokee, Ravi Leite

Ravi Leite: da paleta mexicana ao poke, sempre com sucesso - Carlos Reinis/Band - Carlos Reinis/Band
Ravi Leite: da paleta mexicana ao poke, sempre com sucesso
Imagem: Carlos Reinis/Band

O pokee, comidinha havaiana que consiste numa tigela de arroz coberta de peixe cru e outros complementos, já teve seus dias de glória na gastronomia paulistana. Um dos sobreviventes que não para de crescer é o Hi Pokee, comandado por Ravi Leite e outros sócios.

Antes de tocar o negócio, que fica numa charmosa viela da Rua Augusta, Ravi fez sucesso embarcando em outra moda, a de paletas mexicanas, na extinta Me Gusta Picolés Artesanais.

A marca de poke também opera, com êxito, no delivery. Além de poder montar o seu bowl como preferir, o cliente consegue escolher opções pré-montadas. Na chamada do mar, atum, polvo, salmão, kani, ervilha torta, pepino, wantan e ovas de peixe vão sobre o arroz junto de molho picante.

Comida havaiana: moda que ficou no Hi Pokee - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Comida havaiana: moda que ficou no Hi Pokee
Imagem: Reprodução Instagram

Sky Hall, Martin Casilli

Participante da primeira edição do programa, Martin Casilli chamou atenção do público pela sua idade: tinha 21 anos. Hoje, ele comanda a cozinha do Sky Hall Terrace Bar, onde também é sócio.

No terraço de um prédio na JK está o Sky Hall Terrace Bar - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
No terraço de um prédio na JK está o Sky Hall Terrace Bar
Imagem: Reprodução Instagram

Instalado no terraço de um prédio comercial em plena Avenida Juscelino Kubitschek, o lugar é frequentado por engomadinhos da região que buscam um refúgio pós-expediente.

Martin, no comando das comidas do Sky Hall - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Martin, no comando das comidas do Sky Hall
Imagem: Reprodução Instagram

O menu tem entradinhas como arancini e dadinho de tapioca. Quem prefere algo com mais sustância encontra em pratos, caso da pancetta com purê de cenoura, a melhor opção.