PUBLICIDADE
Topo

Como fazer o brioche perfeito: receita é ideal para padeiros de 1ª viagem

Brioche é receita clássica e descomplicada - e pode dar origem a várias outras delícias - Divulgação
Brioche é receita clássica e descomplicada - e pode dar origem a várias outras delícias
Imagem: Divulgação

Juliana Simon

De Nossa

16/10/2020 04h00

Parece uma espécie de "pão da riqueza" (que o diga Maria Antonieta), mas a verdade é que o brioche tem tudo para ser uma alternativa ao pãozinho nosso de cada dia.

Com massa fermentada, relativamente aerada, o brioche é da família da viennoiseries, ou seja, utiliza manteiga e ovos em grande quantidade, como explica o chef francês Pascal Abadie, da padaria artesanal francesa Jules L'art du Pain.

Ele é feito da mesma maneira que o pão, mas tem o aspecto mais fofo e um miolo filante, pois tem a adição extra de ovos e manteiga"

A cara da riqueza - mas para todos

O brioche nasceu no século 16 na região da Normandia (França), mas sua massa surgiu ainda na Idade Média, em que se faziam bolos semelhantes aos brioches atuais. E tem até variações de região para região - o da Jules, por exemplo, é conhecido como Nanterre, e é assado em forma retangular.

A receita ganhou notoriedade pela frase atribuída a Maria Antonieta - "Se não têm pão, comam brioches" -, mas a verdade é que não tem grandes mistérios para quem não é da nobreza reproduzir em casa.

"O brioche é um produto que não necessita tanto material quanto outras receitas e não demanda muitas técnicas de manuseio e modelagem", conta Pascal.

Segredo do sucesso

Ainda não está confiante para entrar na "paõdemia" com esse toque francês? O chef entrega algumas boas dicas para não fazer feio:

O segredo é não esquentar a massa, batendo lentamente e adicionando ovos na primeira etapa e manteiga na segunda etapa".

Existem milhares de formas e modelagens que podem ser feitos, como o brioche de pão de hambúrguer. No entanto, tem outras receitas que podem ser produzidas a partir do brioche, como por exemplo, o pain perdu (nossa famosa rabanada) e bostok, que é feito com brioche, xarope e um creme frangipane com amêndoas laminadas.

Pain perdu - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pain perdu
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para o pain perdu, por exemplo, basta colocar a fatia de brioche Nanterre dentro de uma mistura 50% ovos 50% leite, deixar impregnar o brioche, assar na frigideira com manteiga e óleo e cobrir de açúcar (e canela, para quem aprecia).

Mais receitas