PUBLICIDADE
Topo

Viagem econômica e mais segura: saiba explorar sua própria cidade

Que tal ser turista na sua própria cidade ou em regiões próximas? - Getty Images
Que tal ser turista na sua própria cidade ou em regiões próximas?
Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

27/09/2020 04h00

Com a pandemia tem ganhado força uma modalidade turística conhecida internacionalmente como "staycation" (a junção das palavras "stay" - ficar - e "vacation" - férias). O termo, já usado antes do surgimento da covid-19, pode ser traduzido como "viajar dentro de sua própria cidade" e engloba atividades de turismo que a pessoa consegue fazer no próprio local onde mora.

"É possível que o temor de viajar estimule esta prática, sobretudo nos períodos curtos de lazer", acredita Marcelo Vilela, professor do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Ele acrescenta, ainda que, em alguns casos, esta talvez seja a única opção para boa parte da população, uma vez que em função dos custos decorrentes dos cuidados sanitários e do aumento do desemprego, a prática de viajar se torne ainda mais elitizada.

Mas como, afinal, é possível curtir uma "staycation"? Abaixo, veja maneiras de viajar sem sair da região de sua própria cidade.

Descoberta da história local

Teatro Municipal de São Paulo é um dos monumentos históricos imperdíveis para quem está na capital paulista - Getty Images - Getty Images
Teatro Municipal de São Paulo é um dos monumentos históricos imperdíveis para quem está na capital paulista
Imagem: Getty Images

Qual é o estilo arquitetônico da igreja que existe na praça principal da sua cidade? Quando e por que foi erguido aquele edifício antigo que chama a atenção na paisagem do lugar onde você mora? E quem é aquele homem representado por uma enorme estátua na frente da sua casa?

Pesquisar a história de monumentos que marcam o horizonte do local onde você vive - e depois visitá-los pessoalmente, para observá-los em detalhes - pode ser um ótimo jeito de praticar "staycation". É uma maneira de entender profundamente a cidade que nos abriga e se sentir mais parte dela.

Ao desembarcar em Roma, ir ao Coliseu é o primeiro passeio que muitos turistas querem fazer. Como a Itália está fechada para turistas brasileiros neste momento, que tal prestar uma visita à edificação mais importante do seu município e descobrir toda a rica história que, provavelmente, existe ali?

Ecoturismo logo ali

Muita gente não sabe, mas há destinos verdes bem próximos aos centros urbanos - Getty Images - Getty Images
Muita gente não sabe, mas há destinos verdes bem próximos aos centros urbanos
Imagem: Getty Images

Nesta época de pandemia, vale a pena começar a explorar as áreas verdes que existem na sua própria cidade ou destinos de natureza localizados em áreas vizinhas e acessíveis com uma viagem bate e volta (algo que também pode ser classificado como "staycation").

Nem todos sabem, mas, nos municípios de Caieiras e Franco da Rocha (na Grande São Paulo), há um lugar chamado Parque Estadual do Juquery, que tem quase 2 mil hectares e abriga o último fragmento de cerrado na região metropolitana da capital paulista, além de ser lar de seriemas, ave típica do cerrado.

Faça uma pesquisa na região onde você vive: é possível que encontre destinos de natureza incríveis para desbravar.

Mais bate e volta

Pegar o carro e passar o dia em algum lugar pertinho de casa também é uma boa "viagem" - Getty Images - Getty Images
Pegar o carro e passar o dia em algum lugar pertinho de casa também é uma boa "viagem"
Imagem: Getty Images

Uma jornada de carro por alguma estrada bonita que exista por perto, curtir o pôr do sol em uma área rural próxima ou até fazer um piquenique em alguma região de natureza de cidades vizinhas pode ser classificado como "staycation".

Visita a museus

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ) - Vanderlei Almeida/AFP - Vanderlei Almeida/AFP
Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro
Imagem: Vanderlei Almeida/AFP

Frequentar museus é uma das mais atividades turísticas mais comuns do mundo. Mas você sabia que é possível ter a mesma sensação de deslumbramento e desenvolvimento cultural ao visitar um museu na sua própria cidade?

Metrópoles brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro abrigam instituições que expõem obras de alguns dos maiores nomes da história da arte. Já centros urbanos históricos de Estados como Minas Gerais e Bahia possuem museus de arte sacra incríveis. E mesmo municípios menores podem ter centros culturais extremamente interessantes, exibindo trabalhos de artistas locais que expressam muito bem a história e as tradições daquela localidade.

Mas atenção: por conta da pandemia, diversos museus brasileiros continuam fechados. Informe-se sobre a previsão de reabertura destes lugares antes de visitá-los.

Tours inusitados

Os passeios para turistas também podem ser uma boa opção para conhecer sua própria cidade melhor - Getty Images - Getty Images
Os passeios para turistas também podem ser uma boa opção para conhecer sua própria cidade melhor
Imagem: Getty Images

Em diversas cidades brasileiras são realizados passeios turísticos inusitados, que desvendam novas facetas destes centros urbanos de maneira única.

O Rio de Janeiro, por exemplo, é palco para os chamados "free walking tours", que apresentam aos participantes as paisagens e histórias de locais como a Lapa e Santa Teresa. O fator inusitado desta atividade é que, a princípio, ela é gratuita: é o turista quem decide se, ao final, dará uma graninha para o guia ou não.

Mesmo com a pandemia, há "free walking tours" sendo realizados no Rio neste momento (mas há que tomar cuidado com as aglomerações).

Já em São Paulo, o Metrô tem um programa de visitas monitoradas que exibe os bastidores do funcionamento deste sistema de transporte importantíssimo para a capital paulista. Este tour, entretanto, ainda não voltou a ser realizado (por causa da pandemia).

Faça uma pesquisa na sua cidade e tente descobrir se há tours guiados legais oferecidos por aí.

Passeios tradicionais com agências

De norte a sul do Brasil, agências oferecem opções para quem quer explorar qualquer cidade - Getty Images - Getty Images
De norte a sul do Brasil, agências oferecem opções para quem quer explorar qualquer cidade
Imagem: Getty Images

Além de tours inusitados, pode haver agências turísticas realizando passeios tradicionais dentro da sua cidade.

Em Salvador, por exemplo, há empresas conduzindo tours por cartões-postais como o Pelourinho e a área do Mercado Modelo. Já no Rio de Janeiro, existem tours específicos pelos cenários cariocas, que incluem passeios de barco no mar, idas a praias menos conhecidas da cidade e até aulas de ioga ao ar livre.

Culinária internacional em casa

Tire a poeira de seus livros de receitas e viaje o mundo com pratos feitos em casa - Getty Images - Getty Images
Tire a poeira de seus livros de receitas e viaje o mundo com pratos feitos em casa
Imagem: Getty Images

Saudades de viajar para explorar novos restaurantes e provar receitas desconhecidas?

Então por que não tentar preparar em casa aquele prato apimentado que você amou na Tailândia? Ou fazer aquela receita nordestina suculenta que lhe serviram na Bahia?

"Staycation" também é realizar viagens dentro de casa. E preparar um prato de outro país ou região pode ser uma jornada gastronômica fascinante. Você, afinal, descobrirá novos ingredientes e novas maneiras de combiná-los - e também irá preencher sua casa com aromas que imediatamente remetem a outros lugares do mundo.

Camping caseiro

Nem precisa sair de casa para curtir um clima de acampamento - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Nem precisa sair de casa para curtir um clima de acampamento
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Esta é outra maneira de viajar em casa - e que pode funcionar muito bem para famílias com crianças pequenas.

Se você tem uma barraca de camping empoeirando no quartinho do fundo, cogite armá-la um dia na sala ou no quintal, criando um ambiente de acampamento com seus filhos.

Se possível, ensine os pequenos a montar o camping e, se houver um espaço seguro ao ar livre e acenda uma fogueira.

Day use

Sonha com um dia na piscina? Hotéis pelo Brasil oferecem o serviço - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Sonha com um dia na piscina? Hotéis pelo Brasil oferecem o serviço
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Muitos hotéis e resorts no Brasil oferecem um serviço em que o cliente paga um valor e tem o direito de utilizar a infraestrutura do lugar (que pode incluir piscina e quadras esportivas) durante parte do dia - mas sem dormir no local.

Esta pode ser uma boa maneira de se sentir como um turista em sua própria cidade e curtir momentaneamente o conforto propiciado por grandes estabelecimentos hoteleiros.

É bem provável que haja hotéis oferecendo "day use" na sua região. Realize uma pesquisa e, antes de fazer a reserva, verifique se eles estão adotando rígidas normas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus em seus ambientes.

Dormindo no hotel

Não precisa morrer de saudades do serviço de um hotel. Procure opções na sua cidade para um dia diferente - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Não precisa morrer de saudades do serviço de um hotel. Procure opções na sua cidade para um dia diferente
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Há também a possibilidade de você ter uma experiência hoteleira completa perto da sua residência.

Para quem está cansado de ficar em casa, pode ser uma opção interessante passar a noite em um bom hotel localizado nas redondezas e se sentir como um verdadeiro turista, curtindo a piscina, pedindo refeições no quarto e tomando um belo banho de jacuzzi.

Esta versão de "staycation", aliás, tem tudo para agradar casais que queiram sair um pouco da rotina imposta pela pandemia.

Porém, vale mais uma vez ressaltar que, antes fazer a reserva, é importante verificar se o hotel está adotando rígidas normas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus em seus ambientes.