Topo

Conheça o biko, bolo de arroz doce típico das Filipinas; veja receita

Bolo de arroz (Isla Oriente) - Divulgação
Bolo de arroz (Isla Oriente) Imagem: Divulgação

Gabrielli Menezes

De Nossa

11/09/2020 14h24

Muito consumido nas Filipinas, o arroz pode entrar na dieta do país asiático até no café da manhã. Nas sobremesas, o grão também não fica de fora.

Entre os docinhos típicos estão diferentes tipos de bolos de arroz. Alguns são feitos no vapor e outros preparados com o já arroz cozido. Nos mercados filipinos, há ainda o chamado galapong , uma pasta de arroz e por vezes fermentada que pode ser usada nas receitas.

Um dos bolinhos é o biko, também chamado de sinukmani e wadjit . Além do essencial arroz, que nesse caso é cozido antes de ir ao forno, a especialidade leva leite de coco e açúcar.

Bolo de arroz - Divulgação - Divulgação
No Isla Oriente, bolinho leva calda de caramelo
Imagem: Divulgação

Em São Paulo, o biko pode ser provado no delivery do Isla Oriente, dos mesmos donos do Isla Café, que fechou as portas em Pinheiros no início da pandemia. O cardápio virtual une diversas culinárias orientais e tem como base o arroz.

A chef Izadora Ribeiro passou o passo a passo do bolinho com exclusividade ao Nossa — confira abaixo. Quem prefere não se arriscar na cozinha, mas ficou curioso para provar a pedida, que leva calda de caramelo, pode apelar pelo serviço de entregas do estabelecimento.

Bolo de arroz doce com caramelo

Dificuldade Fácil
8 porções
90 min
Ver receita completa