Topo

Conheça os jardins da primavera no Hemisfério Norte sem sair de casa

Keukenhof, na Holanda, é um dos jardins mais belos do mundo que pode ser explorado online - Mario Gogh/Unsplash
Keukenhof, na Holanda, é um dos jardins mais belos do mundo que pode ser explorado online
Imagem: Mario Gogh/Unsplash

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

06/06/2020 04h00

Por causa da pandemia, a estação mais florida do ano pôde ser pouquíssimo aproveitada pelos amantes de paisagens floridas acima da linha do Equador.

Para quem tem sofrido com a falta de contato com cenários da natureza, vale a pena conhecer, com a ajuda de tours virtuais na internet, lindos jardins ao redor do planeta.

A seguir, saiba como fazer estes passeios incríveis sem sair de casa.

Jardins do Castelo de Trauttmansdorff (Itália)

Jardins do Castelo de Trauttmansdorff  - Divulgação - Divulgação
Jardins do Castelo de Trauttmansdorff
Imagem: Divulgação

Localizado em Merano, no extremo norte da Itália, perto da fronteira com a Áustria, este destino turístico tem cerca de 12 hectares e abriga encostas onde crescem diversos tipos de flores coloridas. O local é pontuado por um lago e se encontra cercado pela linda cadeia de montanhas conhecida como Gruppo di Tessa (além de abrigar, logicamente, um castelo, como seu próprio nome dá a entender).

Neste site (https://www.trauttmansdorff.it/fileadmin/templates/r360/en/#/fruehling/), os internautas conseguem realizar um tour virtual através de diversas paisagens dos jardins - e ver como elas mudam de acordo com a estação do ano.

Na seção "primavera" ("spring"), é possível admirar extensos tapetes de flores (como rosas) com cores vívidas. Já na parte "outono" (autumn), o cenário do local ganha um aspecto extremamente romântico.

Antes da pandemia, os Jardins do Castelo de Trauttmansdorff recebiam mais de 400 mil visitantes por ano.

Waddesdon Manor & Gardens (Inglaterra)

Waddesdon Manor & Gardens (Inglaterra) - Divulgação/VisitBritain - Divulgação/VisitBritain
Waddesdon Manor & Gardens (Inglaterra)
Imagem: Divulgação/VisitBritain

Localizada em Buckinghamshire, na Inglaterra, a opulenta propriedade foi construída a mando do barão Ferdinand de Rothschild para ser palco de festas extravagantes.

Erguido no século 19, o local abriga uma edificação que lembra um castelo, um aviário e um lindíssimo conjunto de jardins que podem ser explorados em tour virtuais disponíveis aqui: https://waddesdon.org.uk/explore-waddesdon-online/explore-waddesdons-gardens-online/

O site possui desde vídeos que mostram os detalhes dos jardins floridos até seções que explicam, em inglês, as características das árvores e esculturas encontradas no Waddesdon Manor & Gardens.

E, para quem gosta de arquitetura, é possível entrar no palacete através deste link (https://waddesdon.org.uk/the-collection/virtual-tours/), com tours virtuais que mostram seus luxuosos interiores em imagens de 360º.

Highgrove (Inglaterra)

Highgrove (Inglaterra) - Divulgação/VisitBritain - Divulgação/VisitBritain
Highgrove (Inglaterra)
Imagem: Divulgação/VisitBritain

E que tal aproveitar a quarentena para "entrar" no terreno da residência particular do príncipe Charles?

O local fica em Gloucestershire e tem seus jardins exibidos em detalhes pelo Google: https://artsandculture.google.com/exhibit/highgrove-gardens/igLSEOWqhVHoJw

Com vídeos, fotos e imagens em 360º, o link mostra jardins ornamentais, esculturas e áreas cobertas por lindas flores coloridas, que com certeza geram uma atmosfera de muita tranquilidade para o filho da rainha Elizabeth 2ª.

New York Botanical Garden (EUA)

New York Botanical Garden (EUA) - Divulgação - Divulgação
New York Botanical Garden (EUA)
Imagem: Divulgação

Localizada no Bronx, esta é uma das mais lindas atrações da cidade de Nova York.

Neste jardim botânico, há mais de um milhão de plantas, com espécies de diversas regiões do planeta, dos trópicos aos desertos dos Estados Unidos (e o lugar também abriga uma área dedicada a plantas carnívoras).

Na primavera, o New York Botanical Garden fica altamente fotogênico, com centenas de cerejeiras em flor.

A boa notícia é que o jardim botânico oferece, em seu site, um vídeo que mostra suas paisagens na época primaveril deste ano, com magnólias e narcisos se destacando no cenário (https://www.nybg.org/take-a-virtual-walk-through-nybgs-spring-landscape/).

Parque Keukenhof (Holanda)

Parque Keukenhof (Holanda) - Divulgação - Divulgação
Parque Keukenhof (Holanda)
Imagem: Divulgação

Situado em Lisse (a aproximadamente 30 quilômetros de Amsterdã), este é, seguramente, um dos lugares floridos mais lindos do mundo.

Durante a primavera no Hemisfério Norte, o local tem suas paisagens forradas por milhões de flores, com destaque para as tulipas, que envolvem os turistas em um cenário digno de um quadro.

O Keukenhof também abriga lagos, extensos gramados e alamedas para caminhadas.

Por causa da pandemia, o parque disponibilizou, em seu site, diversos tours virtuais que mostram detalhes de seus incríveis cenários: https://keukenhof.nl/en/

Missouri Botanical Garden (EUA)

Missouri Botanical Garden (EUA) - Kent Burgess - Kent Burgess
Missouri Botanical Garden (EUA)
Imagem: Kent Burgess

Pouco falado entre turistas brasileiros, o jardim botânico se encontra na cidade de St. Louis.

O local foi fundado em 1859 e, entre seus principais atrativos, está uma enorme coleção de orquídeas e um jardim japonês capaz de fazer o visitante se sentir na cidade nipônica de Kyoto.

O canal no YouTube do Missouri Botanical Garden oferece tours virtuais que mostram suas paisagens paradisíacas com um drone e até com a ajuda de um barco.

United States Botanic Garden (EUA)

United States Botanic Garden (EUA) - Divulgação - Divulgação
United States Botanic Garden (EUA)
Imagem: Divulgação

Localizado em Washington, D.C. e fundado há 200 anos, em 1820, o jardim tem uma paisagem para lá de interessante: no seu horizonte, se vê o edíficio do Capitólio e, dentro de seu terreno, há rosas, orquídeas, plantas tropicais e o famoso Bartholdi Park, com uma esplendorosa fonte com quase 10 metros de altura.

Grande parte desta aérea pode ser conhecida com tours virtuais disponíveis neste site (https://www.usbg.gov/take-virtual-tour), que permitem que o internauta se locomova por diversos setores do jardim botânico.

Jardin d'eau (França)

Jardin d'eau (França) - Fondation Claude Monet Giverny - Fondation Claude Monet Giverny
Jardin d'eau (França)
Imagem: Fondation Claude Monet Giverny

Símbolo de Giverny, esta foi grande inspiração para a arte do pintor impressionista Claude Monet.

Junto com áreas verdes vizinhas que também são repletas de natureza, este local idílico pode ser admirado em uma série de vídeos disponibilizados no Vimeo pela Fundação Claude Monet (https://vimeo.com/fondationmonetgiverny).

Além disso, a casa onde Monet viveu em Giverny entre 1883 e 1926 (ano de sua morte) é vista em detalhes neste tour virtual (https://fondation-monet.com/visite-virtuelle/) também criado pela Fundação Claude Monet.

RHS Chelsea Flower Show (Inglaterra)

RHS Chelsea Flower Show (Inglaterra) - VisitBritain/ Helen Fickling - VisitBritain/ Helen Fickling
RHS Chelsea Flower Show (Inglaterra)
Imagem: VisitBritain/ Helen Fickling

Neste ano, por causa da crise gerada pelo coronavírus, o tradicional festival foi realizado apenas pela internet, com aulas virtuais de jardinagem e expositores exibindo seus cultivos e arranjos ao público pelo computador.

Entretanto, uma edição passada deste evento, realizada antes da pandemia, pode ser vista em detalhes neste canal do YouTube:

No tour, é possível admirar os diversos espaços coloridíssimos de flores que marcam o RHS Chelsea Flower Show.

E, pelas pessoas ilustres que aparecem nas imagens (como a rainha Elizabeth 2ª), dá para ter uma noção clara de como este festival é importante entre os britânicos.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Brasil)

Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Getty Images - Getty Images
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Imagem: Getty Images

E, mesmo que ainda esteja longe da primavera, o Brasil também tem lindas áreas verdes que podem ser conhecidas com tours virtuais.

Uma delas é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que encanta as pessoas com suas palmeiras-imperiais e espaços para românticas caminhadas.

Em tempos de quarentena, este patrimônio brasileiro pode ser explorado através deste link do Google.