Topo

Futuro dos voos? Uniforme "astronauta" protege comissários do coronavírus

Novo uniforme para os comissários de bordo da AirAsia - Reprodução/Instagram
Novo uniforme para os comissários de bordo da AirAsia
Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

05/05/2020 11h26

Prestes a retomar a atividade nas próximas semanas, a AirAsia criou uma parceria com o estilista Puey Quiñones para uma nova linha de uniformes para os comissários de bordo da companhia, a fim de evitar o contágio do coronavírus em viagens com a pandemia.

Com escudos, capuzes, calças e mangas compridas para proteger os funcionários e os viajantes, as novas roupas foram usadas pela primeira vez em um voo de repatriação de Bangcoc (Tailândia) para Manila (Filipinas).

De acordo com a empresa, os trajes são feitos de "material respirável, mas resistente" e foi aprovado pelo Departamento de Saúde das Filipinas.

"O uniforme é confortável porque não é espesso e pesado, mas serve o seu propósito", comunicou a vice-presidente da AirAsia Sheila Romero. "Gosto que seja chique e esportivo, parecido com o que os pilotos de Fórmula 1 usam. Essa fusão de moda e segurança definirá os novos padrões de voos daqui para frente".

Com planos para dar início aos voos no dia 18 do mês de maio, ainda não há previsão sobre quanto tempo o novo uniforme será utilizado pelos comissários de bordo.

Polêmica sobre roupas "reveladoras"

Em 2017, os senadores Abdullah Mat Yasim e Megat Zulkarnain Omardin criticaram os uniformes da tripulação das companhias aéreas, dizendo que as roupas usadas pelas assistentes de bordo eram reveladoras e poderiam "provocar os passageiros".

Na época, abriu-se uma investigação e foi sugerido que todas as companhias aéreas, incluindo a AirAsia, redesenhasse os uniformes — o que não aconteceu.